URUGUAI PRESTA ÚLTIMA HOMENAGEM A MUJICA COM CORTEJO PELAS RUAS DE MONTEVIDÉU
Ex-presidente do Uruguai faleceu aos 89 anos e será velado no Palácio Legislativo, com a presença do público prevista para

Ex-presidente do Uruguai faleceu aos 89 anos e será velado no Palácio Legislativo, com a presença do público prevista para a tarde de hoje
O velório do ex-presidente uruguaio José Mujica, que faleceu na terça-feira (13) aos 89 anos, em consequência de um câncer no esôfago e no fígado, terá início às 10h desta quarta-feira (14), com um cortejo fúnebre que partirá da Torre Executiva, sede do governo uruguaio, e seguirá até o Palácio Legislativo, em Montevidéu. O corpo será velado por, no mínimo, 24 horas, e o público poderá se despedir a partir das 15h, destaca a Folha de S. Paulo, citando ojornal uruguaio El Observador.
Mujica, que foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, será velado em um local de grande simbolismo político. O cortejo percorrerá a avenida 18 de Julho, passando por locais importantes na trajetória de Mujica, como a sede do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, o Movimento de Participação Popular e a sede da Frente Ampla, coalizão de esquerda pela qual foi eleito presidente. A chegada ao Palácio Legislativo está prevista para as 12h.
O velório, que será realizado com as portas abertas durante toda a madrugada, não terá um limite de tempo para as despedidas. A diretora de Protocolo do Parlamento, Andrea Barreto, informou que a cerimônia seguirá até que a família decida realizar uma despedida mais íntima. A pedido de LucíaTopolansky, esposa de Mujica, os uruguaios terão liberdade para se despedir com conforto, garantindo uma cerimônia acessível e tranquila.
Após o velório, o corpo de Mujica será cremado. Ele havia solicitado que suas cinzas fossem depositadas ao lado de sua cachorrinha Manuela, que foi enterrada na chácara onde o ex-presidente vivia, nos arredores de Montevidéu.