Comunicação PU 2025: deputadas e deputados são empossados na 6ª edição do Parlamento Universitário
Os estudantes que compõem a ação da Escola do Legislativo iniciaram nesta quinta-feira (17) as atividades na Casa Legislativa Após

Os estudantes que compõem a ação da Escola do Legislativo iniciaram nesta quinta-feira (17) as atividades na Casa Legislativa
Após o juramento realizado nesta tarde, os parlamentares universitários estão aptos para iniciar a simulação que se estende até o dia 25 na Assembleia Legislativa do Paraná e conta com a participação de universidades públicas e particulares do estado. Esta é a 6ª edição do projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo que promove uma imersão de estudantes paranaenses com as atividades desenvolvidas no parlamento.
Com a mudança do método de seleção dos participantes, essa edição conta com uma maior pluralidade de partidos em relação às edições anteriores. Anteriormente as universidades formavam convênio para então ocupar suas cadeiras, nesta edição as inscrições foram abertas para todas as universidades do estado. Os 54 parlamentares e 47 suplentes estão divididos em 25 universidades/partidos.
O Parlamento Universitário 2025 conta com 34 homens e 20 mulheres. “Nessa legislatura tivemos um aumento de deputadas mulheres e isso está sendo representado no Parlamento Universitário”, comemora o diretor da Escola Legislativa, Jeulliano Pedroso. Para ele, a grande diferença dessa edição, está na pluralidade de participantes. “Minha expectativa é que essa maior quantidade de regiões se reflita nos debates, que eles se unam e de fato se desenvolvam”, afirmou.
A posse contou com a presença da deputada Márcia Huçulak (PSD), que deixou conselhos para aqueles que estão iniciando hoje. “Não existe democracia sem parlamento, o parlamento é o local em que a gente congrega as demandas da população e temos que encontrar uma medida de virtude. É lugar de encontrar consensos nas divergências, podemos divergir no campo das ideias e nas ideologias, mas enquanto parlamento podemos produzir bons debates para a sociedade”, declarou a parlamentar.
“Se eu estou ocupando uma cadeira hoje é por conta do parlamento e daqueles que acreditaram não só em mim, mas na juventude”, disse a vereadora de Curitiba, Camila Gonda (PSB), que participou de uma das edições do Parlamento Universitário. A vereadora atribuiu ao seu tempo como parlamentar universitária sua base na Câmara Municipal. “Voltar agora e ver que essa juventude está renovada é muito interessante, saber que novas lideranças vão se formando”.
A vereadora também aconselhou que os jovens aproveitem a experiência. “Está tudo bem a gente se jogar, se permitir nessa experiência, porque o que importa mesmo é o que tem dentro da gente e o que nos faz chegar neste parlamento. A política não pode estar afastada da população, as pessoas têm que estar junto com a política”.
“Eu não conheço no Brasil nenhum tipo de atividade legislativa que seja tão real. Eles estão no plenário de verdade. A gente não montou uma brincadeira para eles, eles vão votar onde os deputados votam” afirma o analista legislativo da Diretoria de Apoio ao Plenário, Juarez Villela Filho.
Atividades
Antes da posse, os participantes foram orientados sobre as formas de discursar enquanto parlamentares durante a palestra de oratória ministrada pelo diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso. Após o diretor legislativo da Casa, Dylliardi Alessi, deu orientações aos participantes sobre o funcionamento das atividades, eles iniciaram os debates para a formação dos blocos e preparação da eleição da mesa.
Ao final da tarde foi protocolada a relação dos integrantes que irão compor os blocos parlamentares e as chapas que vão disputar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A relação dos nomes será anunciada nesta sexta-feira (18), a partir das 9 horas, quando também haverá eleição do comando da Casa de Leis e do governador.
Em seguida acontece a eleição do presidente da Comissão da CCJ, além das definições das outras comissões permanentes. Os participantes têm uma atividade extra com o vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame da OAB (CEEO-OAB), Maximiliano Augusto Venção Sá e eleição das demais comissões permanentes. (ALEP).