Assembleia inicia campanha Outubro Rosa com programação dedicada à saúde da mulher
Paraná registra quase 10 novos casos de câncer de mama por dia, reforçando importância de ações de conscientização. Símbolo mundial

Paraná registra quase 10 novos casos de câncer de mama por dia, reforçando importância de ações de conscientização.
Símbolo mundial da luta contra o câncer de mama, o Rosa toma conta de outubro para reforçar a importância da conscientização e da prevenção contra o segundo tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Paraná, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima uma média de 3.650 novos diagnósticos por ano – quase dez casos por dia. Em todo o país, para o triênio 2023-2025, são projetados 73.610 novos casos anuais.
Atualmente, o câncer de mama corresponde a cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. A doença também acomete homens, mas de forma rara, representando menos de 1% do total. Relativamente rara antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente a partir dessa idade, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da ocorrência tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Apesar da gravidade, quando detectado precocemente, o câncer de mama apresenta chances de cura que podem ultrapassar 95%. Por isso, o acompanhamento regular por meio de exames e consultas médicas é fundamental.
No Paraná, a campanha “Outubro Rosa” foi instituída pela Lei estadual 16.935/2011, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa. A norma estabelece o mês como período dedicado à promoção de ações educativas e preventivas, com foco no diagnóstico precoce e na integridade da saúde da mulher.
“Criamos a lei do Outubro Rosa no Paraná para que a prevenção e o cuidado com a saúde da mulher se tornassem uma política permanente. O diagnóstico precoce salva vidas, e cada mulher precisa ter acesso à informação, aos exames e ao tratamento digno”, afirmou Mara Lima. Para a parlamentar, ampliar a conscientização é fundamental: “Com diagnóstico precoce, há cura depois do câncer, há vida depois do câncer”.
Atividades
A Assembleia Legislativa reforça o movimento e promove uma série de atividades ao longo do mês com foco na saúde integral da mulher. Já nesta quinta-feira (2), acontece a audiência pública “Outubro Rosa”, organizada pela deputada Secretária Márcia (PSD), com a presença de mulheres, relatos de enfrentamento à doença e entidades que oferecem apoio e tratamento a pacientes com câncer.
Na segunda-feira (6), a deputada Cantora Mara Lima promove a audiência “Outubro Rosa – Haverá Sinais”, com a participação de especialistas e representantes de instituições que atuam na temática. No dia seguinte (7), será realizado o debate “A Saúde da Mulher no Climatério”, por iniciativa da Bancada Feminina do Parlamento, com apoio de outros deputados. Encerrando a programação, no dia 24, o deputado Ney Leprevost (União) conduz uma solenidade em homenagem à Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Além das ações do Poder Legislativo, as paranaenses contam com o Paraná Rosa, promovido pelo Governo, que integra saúde, esporte, cultura e conscientização. Uma das novidades desta edição é a Carreta Saúde da Mulher, unidade móvel equipada com consultórios itinerantes para a realização de exames gratuitos. Até o fim de 2025, a carreta deve percorrer 48 cidades, garantindo atendimento e diagnóstico precoce a milhares de mulheres.
Quatro décadas
O movimento Outubro Rosa surgiu em 1985, nos Estados Unidos, com a Sociedade Americana Contra o Câncer, e ganhou visibilidade internacional em 1991, em Nova York, quando laços cor-de-rosa foram distribuídos durante a primeira Corrida pela Cura.
Desde então, a campanha se espalhou pelo mundo, impactando diretamente a vida de milhões de mulheres. Um estudo mostrou que a conscientização aumenta significativamente o número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS): em outubro, os exames crescem 33% em relação à média, chegando a 39% em novembro e 22% em dezembro. A campanha nacional do Inca tem como slogan, este ano, “Mulher: seu corpo, sua vida”. (ALEP).