Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia os 50 anos do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR)
Encontro, proposto pela deputada Secretária Marcia Huçulak (PSD), ocorre nesta sexta-feira (31), às 9 horas, no Plenário da Casa. Também
Encontro, proposto pela deputada Secretária Marcia Huçulak (PSD), ocorre nesta sexta-feira (31), às 9 horas, no Plenário da Casa. Também serão homenageados profissionais da categoria, que reúne cerca de 130 mil pessoas no estado.
Por proposição da deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta sexta-feira (31/10) uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR).
“É uma forma de reconhecer a dedicação e o compromisso dos profissionais que fazem da Enfermagem a maior força de trabalho dos sistemas de saúde”, diz Márcia.
A deputada também vai conceder título de Menção Honrosa a profissionais que fizeram parte do desenvolvimento do Coren-PR e da profissão no estado.
Para a presidente do Coren-PR, Ethelly Feitosa Rodrigues Santos, a homenagem é um reconhecimento pela trajetória da enfermagem no Paraná.
“Agradecemos à deputada Márcia Huçulak pela sensibilidade e pela proposição desta homenagem, que valoriza cada profissional que construiu, e continua construindo, a história do cuidado e da saúde no Paraná”, afirma. “É um momento de profunda emoção.”
A deputada é formada em Enfermagem pela PUC-PR, tendo posteriormente desenvolvido uma carreira de 36 anos em saúde pública.
Força
A categoria reúne cerca de 130 mil profissionais no Paraná, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, com atuação em todos os níveis de atenção à Saúde – da prevenção de doenças à reabilitação e cuidados paliativos.
Nos últimos anos, a profissão ampliou seu leque de atuação, estando presente hoje em funções da administração hospitalar, direção e chefia de serviços até a auditoria de serviços de saúde; da regulação assistencial e enfermagem forense ao ensino e pesquisa; além de cuidados por teleatendimento, entre outros.
O empreendedorismo também vem se desenvolvendo no setor, com a criação de cooperativas de enfermagem para atuação em serviços de saúde pública e privada.
“É uma profissão que transforma vida com cuidado, ciência e humanidade”, diz Márcia. “E que vem tendo uma ampliação de ações e responsabilidades muito significativa.”(ALEP).
