Governador Ratinho Junior recebe Troféu Guerreiro do Movimento Pró-Paraná

Honraria concedida pelo Movimento Pró-Paraná é voltada a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado. A gestão 2025-2027 da

Honraria concedida pelo Movimento Pró-Paraná é voltada a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado. A gestão 2025-2027 da entidade continuará com Marcos Domakoski reeleito como presidente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (3) o Troféu Guerreiro do Paraná, honraria concedida pelo Movimento Pró-Paraná (MPP) para personalidades que contribuem com o desenvolvimento do Estado. A entrega do prêmio ocorreu durante a posse da nova diretoria do MPP para a gestão 2025-2027, com Marcos Domakoski reeleito para mais um biênio à frente da entidade.

“Toda homenagem que você recebe é sempre uma honra, mas receber do Pró-Paraná, uma entidade apolítica, que reúne pessoas de diversos setores, da sociedade civil organizada como um todo, sem dúvida tem um gosto muito especial, porque é uma homenagem sincera, feita por pessoas que não dependem da política, que não precisam do governo, e que têm como objetivo ajudar o Paraná”, afirmou Ratinho Junior.

“Sou muito grato a tudo que o Pró-Paraná tem feito em defesa do nosso Estado. Muitas das conquistas que alcançamos nos últimos anos tiveram o apoio institucional do grupo, sempre em defesa da sociedade paranaense”, acrescentou. “Estou muito feliz em participar da posse da nova diretoria e de receber essa homenagem, que quero dividir com toda a população do Paraná, que é quem confia no nosso trabalho.”

O troféu entregue ao governador foi criado em 2001 e visa reconhecer os paranaenses que, de maneira decisiva, ajudam o Paraná a se destacar em áreas relevantes para a sociedade. Entre as personalidades que já foram homenageadas estão Zilda Arns, em 2001; o vice-governador Darci Piana, em 2005; Francisco Cunha Pereira Filho, em 2007; e Wilson Bley Lipski, em 2023.

“A doutora Zilda Arns, por exemplo, foi uma personalidade reconhecida mundialmente, inclusive cogitada para receber o Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que ela fez não só no Brasil, mas em outros países. Estar nesse grupo seleto de homenageados me honra muito. Só tenho que agradecer a toda a minha equipe, que tem me ajudado a desenvolver um trabalho que colocou o Paraná em um novo patamar”, complementou o governador.

A peça representativa do prêmio é uma escultura em bronze, com base em mármore, tendo como escudo o Mapa do Paraná, criado pelo estúdio do artista plástico curitibano Luiz F. Gagliastri.

“Sem dúvida alguma, é um momento histórico para nós. O Paraná passou, nos últimos anos, por uma transformação significativa: o PIB cresceu 70% em relação a 2018, e a atração de investimentos superou todas as expectativas. O Estado vive um ciclo virtuoso extraordinário. A atuação, a liderança, a habilidade e a competência do governador Ratinho Junior foram fundamentais para tudo isso”, destacou Domakoski.

“Nós, enquanto sociedade civil organizada, estamos apoiando as iniciativas do Governo do Estado. Nada mais justo, diante de todos esses resultados alcançados, que o Movimento Pró-Paraná faça essa homenagem, entregando o Troféu Guerreiro do Paraná ao governador Ratinho Junior como forma de reconhecimento por tudo o que ele tem feito pelo Estado do Paraná”, complementou.

POSSE – Além de Domakoski, a nova diretoria do Movimento Pró-Paraná empossada nesta segunda-feira é composta por Mário Pereira (1º vice-presidente), Orlando Pessuti (2º vice-presidente), Marilena Indira Winter (3º vice-presidente), Nelson Luiz Gomez (4º vice-presidente), Jaime Sunye Neto (diretor-secretário) e os diretores Arnaldo Luiz Miró Rebello, Kelso Krieger Gomes, Pedro Luis Fuentes Dias, Luis Roberto Dantas Bruel e Rosane Gil Kolotello Wendpap.

O movimento, criado há quase 25 anos em Curitiba, trabalha para dar visibilidade nacional e internacional ao Paraná, visando o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado. Entidade sem fins lucrativos e apartidária, reúne empresários, dirigentes institucionais e lideranças acadêmicas em torno de pautas voltadas à infraestrutura, inovação e crescimento sustentável.

O grupo tem se destacado por sua atuação técnica e propositiva em temas estratégicos, como a Faixa de Infraestrutura do Litoral, a modernização das rodovias estaduais e o fortalecimento da integração logística do Paraná com o Mercosul.

Entre as pautas defendidas pelo grupo em sinergia com o Estado estão a Ponte de Guaratuba e demais obras de infraestrutura que estão sendo feitas no Litoral; o modelo de concessão de rodovias do Paraná, com pedágios mais baixos e um grande pacote de obras; a 3ª pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, elevando tanto a capacidade de passageiros quanto de movimentações logísticas; e a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a segunda a ligar o Paraná com o país vizinho, em Foz do Iguaçu.

O presidente do Pró-Paraná ressaltou as pautas prioritárias do grupo para a próxima gestão. “Esperamos com muita expectativa a criação do Fundo Sul, que está tramitando na Câmara dos Deputados, onde estamos acompanhando esse processo de perto. E agora, com o ministro Edson Fachin na presidência do Supremo Tribunal Federal, reacende-se a esperança de que possamos, juntamente com a OAB e outras entidades, retomar a proposta de criação de um Tribunal Regional Federal no Paraná”, explicou Domakoski.

O Movimento Pró-Paraná conta com mais de 30 entidades mantenedoras e quatro conselhos temáticos: Infraestrutura; Cívico-Cultural e Educação; Relações Institucionais e Federativas; e Integração do Território e Região Sul.

PRESENÇAS – Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o presidente da Copel, Daniel Slaviero; os diretores-presidentes da Sanepar, Wilson Bley Lipksi, da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, do Ipardes, Jorge Callado, da Agepar, Rubens Bueno, do IAT, Everton Souza, e do DER/PR, Fernando Furiatti; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Marcos Stamm; o deputado federal Toninho Wandscheer; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi; o deputado estadual Fábio Oliveira; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; o reitor da UFPR, Marcos Sunye, e a vice-reitora, Camila Girardi Fachin; e o presidente da OAB/PR, Luiz Fernando Casagrande Pereira.

Também participaram o CEO da Compagas, Eudis Furtado Filho; o sócio-diretor do Banco BTG Pactual, Sérgio Cutolo; o coordenador do G7 e presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli; o diretor-presidente da Faciap, Flávio Furlan; o diretor-presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; os ex-governadores Álvaro Dias e Paulo Pimentel; a nova diretoria do Movimento Pró-Paraná e demais representantes do setor produtivo.

(AEDN).