Ratinho Junior inaugura Poupatempo de Maringá; unidades já fizeram 45 mil atendimentos
A unidade é a sexta do Paraná e já estava funcionando em fase de teste desde o dia 17 de
O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (27) a sexta unidade do Poupatempo Paraná, em Maringá, no Noroeste do Estado. A entrega do novo espaço foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e marcou a consolidação de mais um local do programa que reúne mais de 240 serviços do Governo do Estado. Instalado no Shopping Cidade, na Avenida Tuiuti, 710, Vila Nova, na Praça de Alimentação ao lado do cinema, o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A unidade de Maringá já vinha funcionando em fase de testes de sistema desde 17 de novembro, período no qual registrou 1.085 atendimentos. Para garantir agilidade e organização no fluxo de usuários, o serviço conta com 46 funcionários e atendimento exclusivamente mediante agendamento, via site ou aplicativo do Poupatempo Paraná.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os resultados das unidades já em funcionamento mostram a eficiência do modelo implantado no Paraná. Ele afirmou que a aceitação da população tem sido alta e que a proposta do programa é ampliar cada vez mais a oferta de serviços. “O retorno que temos das unidades já em funcionamento é muito bom. A praticidade e a agilidade do atendimento têm facilitado a vida das pessoas”, disse.
“Já são mais de 240 serviços à disposição dos cidadãos, e a ideia é ampliar ainda mais. Vamos incluir serviços das prefeituras, do governo federal e estamos trabalhando com a Polícia Federal para emitir passaportes. É um atendimento didático, moderno, que serve desde uma criança até pessoas mais idosas. E quem prefere a tecnologia consegue resolver quase tudo pelo celular ou computador”, afirmou.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, também comemorou a iniciativa e destacou que a prefeitura já avalia incluir serviços municipais. “Estamos evoluindo muito para que os serviços públicos sejam mais eficientes e ágeis. O que estamos vendo aqui é exatamente isso. O Governo do Estado está proporcionando à população acesso mais rápido e mais fácil aos serviços. O governador já me ofereceu a possibilidade de colocar serviços do município no Poupatempo, e estamos estudando o que podemos integrar”, informou.
O superintendente geral de Governança de Serviços e Dados do Governo do Estado, Leandro de Moura, reforçou que a unidade de Maringá terá grande impacto regional. “A expectativa é de 2.800 atendimentos por dia. É uma unidade muito importante para o programa. Já são seis em funcionamento e devemos chegar a dez até o fim do ano. Hoje temos mais de 240 serviços disponíveis e mais de 400 mapeados. Facilita muito para o cidadão resolver tudo em um único espaço, moderno e humanizado”, salientou.
POPULAÇÃO ANIMADA – A gerente da unidade, Dayanni Guidelli, conta que a recepção dos moradores de Maringá tem sido extremamente positiva desde o início da fase de testes. Ela explica que, mesmo antes da inauguração oficial, os atendimentos já vinham acontecendo de forma contínua e com muitos elogios. “A receptividade do cidadão maringaense tem sido a melhor possível”, disse.
“As pessoas saem elogiando, deixam manifestações sobre o atendimento e sobre como foram tratadas. Nosso foco é oferecer qualidade e excelência, para que a pessoa entre aqui e resolva tudo o que precisa. Mesmo quando vem fazer apenas o RG, muitas vezes já aproveita para resolver situações da Sanepar, Copel e outros serviços no mesmo lugar. A média de atendimento é de 10 a 15 minutos, mesmo nos processos mais burocráticos. É realmente um poupatempo”, afirmou.
Entre os usuários, o gerente de TI Peter Williams, 36 anos, que nasceu em Maringá, morou no Exterior e voltou ao Brasil há três meses, destaca que a unidade facilita sua adaptação ao País. Ele já esteve no local três vezes para resolver diferentes demandas.
“Eu achei maravilhoso. O Estado está fazendo um investimento muito legal. O espaço oferece todos os serviços de que eu preciso, tem estacionamento amplo, é fácil de chegar e o atendimento foi maravilhoso. Eles me ajudaram com assessoria jurídica, documentação e revalidação de estudos. É um lugar moderno, eficiente e humanizado. Mesmo com a disponibilidade de serviços online, é bom ter contato direto, conversar e tirar dúvidas. Isso diminui a ansiedade e facilita tudo”, afirmou.
O casal Márcio Martim e Maria Aparecida Verdemate Martim, ambos de 74 anos e casados há 52, também aprovou o novo serviço após utilizar o Poupatempo para renovar a carteira de identidade. Eles moraram muitos anos em São Bernardo do Campo (SP), onde já utilizavam um serviço semelhante.
“Nós vimos o anúncio pela TV e viemos renovar a identidade. O atendimento foi espetacular, muito rápido, acho que nem cinco minutos. O pessoal é muito atencioso”, disse Márcio. Maria reforça que a estrutura facilita o dia a dia. “É sensacional ter tudo num lugar só. A gente para de andar pra cima e pra baixo procurando serviço. Aqui é rápido e resolve”, contou.
A TODO VAPOR – A nova unidade em Maringá passa a integrar a rede estadual composta por outras cinco já em operação. Desde o início do funcionamento da primeira unidade, em 2 de outubro de 2025, o Poupatempo Paraná soma mais de 45 mil atendimentos em todo o Estado.
Em Curitiba, o Poupatempo Paraná do Shopping Estação acumula 16.246, além de 688 atendimentos na unidade digital – espaço de atendimento com teleatendentes que, muitas vezes, resolve a solicitação do usuário sem a necessidade de atendimentos nos guichês.
Em Londrina, as equipes já realizaram 12.113 atendimentos desde 24 de outubro. Já em Ponta Grossa, instalada no Shopping Palladium e ativa desde 30 de outubro, foram 5.240 atendimentos. Em São José dos Pinhais, no Shopping São José, são 5.224 atendimentos desde o dia 3 de novembro. A capital também conta com a unidade Curitiba Pinheirinho, que já contabiliza 3.473 atendimentos.
De forma emergencial, o Governo do Estado instalou ainda um Poupatempo Paraná itinerante em Rio Bonito do Iguaçu para atender a população atingida pelo tornado registrado em 7 de novembro. Em operação desde o dia 11 daquele mês, a unidade já realizou 353 atendimentos, garantindo a emissão de segunda via de documentos, comprovantes de residência e outros registros essenciais para que as famílias possam acessar os auxílios estaduais durante o processo de reconstrução.
CRONOGRAMA – A expansão do programa segue em ritmo acelerado. Outras três unidades estão funcionando em caráter de teste e serão inauguradas em breve: Araucária, Foz do Iguaçu e Cascavel. Também entram em fase de testes até o fim de 2025 as unidades de Umuarama, Colombo e Guarapuava, reforçando o compromisso do Estado em facilitar o dia a dia da população com serviços públicos integrados, atendimento rápido e estrutura moderna.
Para 2026 estão previstas as inaugurações do Poupatempo Paraná em Campo Mourão, Pinhais, Toledo, Campo Largo, Paranaguá, Arapongas, Apucarana e uma terceira unidade na capital Curitiba.
PRESENÇAS – Também participaram da abertura da unidade em Maringá o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o deputado federal Ricardo Barros; os deputados estaduais Soldado Adriano José e Dr. Leônidas; o secretário das Cidades, Guto Silva; o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o secretário do Planejamento, Ulisses Maia; o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; o secretário da Agricultura, Marcio Nunes; o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda; o diretor comercial da Cix, Alê Coutinho; a diretora da Cix unidade Maringá, Julie Campbell; a presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado; o empreendedor do Shopping Cidade Maringá, Fernando Demeterko; o superintendente do Shopping Cidade Maringá, Edson Rodrigues; a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós; a presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majô Capdeboscq; e o coordenador regional da Casa Civil, Dr. Batista. (AEDN).
