Paraná deve registrar tempestades por três dias seguidos, diz Simepar; veja previsão por região
Risco e grau de intensidade dos temporais variam conforme a região e o dia, de acordo com o órgão. O
Risco e grau de intensidade dos temporais variam conforme a região e o dia, de acordo com o órgão.
O Paraná deve registrar tempestades localizadas por três dias seguidos, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar).
O órgão emitiu um boletim de gestão de riscos apontando que o aprofundamento de um ciclone extratropical no Sul do país e o deslocamento de uma frente fria sobre o estado deixarão o tempo instável desde esta segunda (8) até esta quarta-feira (10).
O risco e o grau de intensidade variam conforme a região e o dia, mas em todos o centro-sul e os Campos Gerais devem ser afetados. Veja previsão do tempo por região abaixo.
O Simepar explica que neste início de semana o aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Paraguai deverá voltar a elevar os índices de instabilidade sobre o Paraná.
Ao longo da terça (9), o aprofundamento de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul e o deslocamento de uma frente fria sobre o Paraná reforçarão as instabilidades.
As tempestades mais intensas e chuvas mais volumosas poderão ocorrer, especialmente, nas áreas em laranja do mapa (veja acima), onde os acumulados de chuva podem passar de 100 mm.
Na quarta-feira (10) o ciclone se desloca para alto-mar, mas ainda deve influenciar nas condições do tempo da parte leste do estado. Na região, as rajadas de vento podem chegar a 80 km/h, explica o Simepar.
Telefones para emergências
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
Os paranaenses também podem receber no próprio celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na própria região: basta enviar um SMS com o CEP da região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do cadastro e a partir deste momento a pessoa passa a receber alertas periódicos sobre as situações de maior gravidade no local indicado.(G1).
