Estado divulga atrativos na Espanha e país se torna o 3º emissor de turistas ao Paraná

Primeiro diálogo com grupo líder no setor de agências de viagens da Espanha aconteceu durante uma feita internacional em que

Primeiro diálogo com grupo líder no setor de agências de viagens da Espanha aconteceu durante uma feita internacional em que o Viaje Paraná participou. Parceria teve início efetivo no mês de julho e como resultado, o país passou de 10º para 3º maior emissor de turistas ao Estado.

Após ações de promoção de destinos turísticos do Paraná na Espanha, o país passou de 10º emissor de turistas ao Estado para 3º, entre os meses de julho e novembro deste ano. As informações são divulgadas pela Embratur, com dados da Polícia Federal e Ministério do Turismo.

A parceria entre o Viaje Paraná, órgão de promoção comercial vinculado à Secretaria estadual do Turismo, é fruto de um diálogo no início deste ano, durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), com o Viajes El Corte Inglés – líder no setor de agências de viagens da Espanha – e a Logitravel, outra companhia do grupo.

Com isso, no mês de julho, iniciou a divulgação dos principais destinos turísticos do Paraná, como Foz do Iguaçu, Curitiba e a Ilha do Mel. Os destinos aparecem no telão na Gran Via de Madri – uma das mais importantes e movimentadas ruas da cidade –, e também nos aeroportos de Barajas (em Madri), El Prat (Barcelona) e em grandes redes de lojas do grupo espanhol.

“O Viaje Paraná atua de maneira muito assertiva na promoção dos nossos destinos e isso tem refletido em números que mostram o aumento gradativo de turistas estrangeiros no nosso Estado. Hoje, podemos afirmar que somos destaques por conta desse trabalho em conjunto da Secretaria com o nosso órgão de promoção do turismo”, afirma o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

O Paraná é, atualmente, o 4º portão de entrada de turistas internacionais, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Estado recebeu, no acumulado do ano (de janeiro a novembro), 958.015 estrangeiros.

Em julho deste ano, a Espanha estava na 10ª posição de maior emissor de turistas ao Paraná. Em setembro, quando as ações de divulgação do turismo paranaense foram intensificadas, foi para a 6ª posição no ranking divulgado pela Embratur. Em novembro, os turistas espanhóis aparecem no 3º lugar como maiores registros de turistas no Paraná. Os maiores emissores são, respectivamente, Paraguai e Argentina.

“A parceria que firmamos com a Espanha faz parte das nossas ações estratégicas de atingir países que possuem interesse em conhecer o Paraná, mas que antes não tinham o conhecimento de como fazer e o que buscar de atrativos e serviços”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

“Com a nossa presença em feiras e eventos internacionais, é exatamente isso que buscamos: mostrar o que o Paraná tem a oferecer a companhias e instituições que atuam no turismo internacional”, explica.

PROMOÇÃO – Neste ano, a presença do Governo do Estado em feiras internacionais teve cresceu 62%, saltando de oito para 13 eventos desta natureza na comparação com 2024.

O turismo do Estado foi apresentado em estandes e programações dos seguintes eventos: na Fitur Madrid (Espanha); Fiexpo Latin América (Costa Rica); FIT Buenos Aires (Argentina); Vitrina Turística (Colômbia); Fitpar (Paraguai); Seatrade Cruise Global Miami (EUA); IMEX Las Vegas (EUA); WTM Londres (Inglaterra); Meeting Paraná (Uruguai); Roadshow Festival Brasil (México); Convenção Abracorp (Colômbia); inauguração da agência de Sarriá (Espanha); e IBTM World (Espanha).

A participação em outras duas feiras internacionais está confirmadas para 2026: Fitur (Madri) em janeiro e BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market (Portugal) em fevereiro e março.(AEDN).