Paraná entra na rota de cruzeiros da MSC para a temporada 2026/2027

Ao todo, serão 14 escalas com o navio MSC Lirica, que já atracou no litoral paranaense na temporada 2023/2024. A

Ao todo, serão 14 escalas com o navio MSC Lirica, que já atracou no litoral paranaense na temporada 2023/2024. A primeira escala está prevista para o dia 12 de dezembro, seguida de atracações semanais, sempre aos sábados, até o dia 13 de março.

O Porto de Paranaguá está na rota dos cruzeiros da MSC para a temporada 2026/2027. O anúncio ocorreu após reuniões entre a Portos do Paraná e a empresa. Ao todo, serão 14 escalas com o navio MSC Lirica, que já atracou no litoral paranaense na temporada 2023/2024.

A primeira escala está prevista para o dia 12 de dezembro, seguida de atracações semanais, sempre aos sábados, até o dia 13 de março. O Receptivo do Rocio será a base para os embarques e desembarques dos cruzeiristas.

“Estamos elaborando todo o planejamento para executar com eficiência as operações de atracação e desatracação do navio de passageiros, desde a entrada no canal de acesso até o cais, com a mesma eficiência, segurança e zelo adotados com as demais embarcações”, declarou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A Guarda Portuária já trabalha na elaboração de um amplo sistema de fiscalização no cais e no trajeto de deslocamento entre a área portuária e o receptivo, que ficará ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Ao todo, serão 20 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos, que farão o acompanhamento constante da operação.

Também haverá fiscalizações com a utilização de cães farejadores e escolta dos ônibus entre o Receptivo do Rocio e o cais, no berço onde o navio estará atracado, para garantir o controle de acesso à área alfandegada. “Tudo tem o objetivo de trazer mais segurança aos passageiros e à operação no cais”, explicou o gerente da Unidade Administrativa de Segurança Portuária, major César Kamakawa.

Estudos mostram que cada cruzeirista deixa na cidade, em média, R$ 500, valor que influencia positivamente a geração de empregos e a ampliação da renda da população litorânea durante a temporada. “A nova temporada é uma notícia muito positiva para o turismo do Paraná. Esses cruzeiros trazem turistas que conhecem nossa cultura, nossos atrativos naturais e impulsionam diretamente a economia local”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos.

Recentemente, o Governo do Paraná filiou-se à Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA), instituição de relevância internacional no setor, com o objetivo de fortalecer o crescimento do Estado nesse segmento. “Muitos visitantes acabam voltando para conhecer melhor o litoral paranaense”, declarou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

CAPACITAÇÃO – Para atender os cruzeiristas, comerciantes da Ilha do Mel participaram de dois cursos gratuitos de inglês oferecidos pela Portos do Paraná. As aulas orientaram sobre a divulgação de serviços e produtos, além do atendimento inicial ao cliente. A capacitação foi realizada em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

TEMPORADAS ANTERIORES – Entre as temporadas de 2023 e 2025, foram realizadas 24 escalas de navios, que trouxeram mais de 58 mil pessoas ao litoral paranaense. Já entre 2025 e 2026, o Porto de Paranaguá recebeu apenas atracações pontuais de navios de cruzeiro, sem embarque ou desembarque de passageiros.

MSC LIRICA – O navio possui capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas e possui 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura. O MSC Lirica conta com teatro, piscinas, academia de ginástica, clube de cinema para adolescentes, cassino, bares, lounges e área de compras.

Os pacotes com saídas de Paranaguá incluem três rotas. A primeira segue para Itajaí, Ilhabela, Rio de Janeiro, Búzios e Ilha Grande. A segunda é realizada exclusivamente no período do Ano Novo e integra Itajaí, Ilhabela, Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Grande e Copacabana.

A terceira ocorre apenas no fim de semana do dia 23 de janeiro e segue para Itajaí, Ilhabela, Rio de Janeiro, Ilha Grande e Búzios.(AEDN).