Postos do Verão Maior Paraná encerram temporada com 2,3 milhões de atendimentos

Atividades dos postos fixos entre os dias 28 de dezembro e 1º de fevereiro incluíram ações ativas, passivas e os

Atividades dos postos fixos entre os dias 28 de dezembro e 1º de fevereiro incluíram ações ativas, passivas e os serviços prestados pelas secretarias, órgãos estaduais e instituições parceiras que integram o chamado condomínio.

As atividades nos postos do Verão Maior Paraná chegaram ao fim no último domingo (1º), após mais de um mês de programação intensa no Litoral e na Costa Noroeste do Estado. Ao longo da temporada, entre 28 de dezembro e 1º de fevereiro, o programa registrou 2.312.134 atendimentos, considerando ações ativas, passivas e os serviços prestados pelas secretarias, órgãos estaduais e instituições parceiras que integram o chamado condomínio.

Somente na última semana de atividades, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, foram contabilizados 382.510 atendimentos, sendo 96.843 em atividades ativas, 236.394 em ações passivas e 49.273 nos serviços ofertados pelos parceiros institucionais.

O secretário estadual do Esporte e coordenador-geral do programa, Helio Wirbiski, avalia positivamente os resultados da temporada. “Encerramos o Verão Maior Paraná com números extremamente expressivos e que demonstram a força do investimento do Governo do Estado em esporte, lazer e qualidade de vida. É um trabalho planejado, com equipes capacitadas em todas as regiões atendidas”, afirmou.

BALANÇO – No Litoral, Caiobá foi o principal ponto de movimentação do Verão Maior Paraná ao longo de toda a temporada, com 531.678 atendimentos registrados. Na sequência aparecem Guaratuba, com 138.981 atendimentos, e Ipanema, que somou 136.327 registros no período. Também apresentaram grande fluxo de público o balneário de Riviera, em Matinhos (108.416), Praia de Leste (86.441), Shangri-lá (63.373) e Paranaguá (60.350).

Na Costa Noroeste, os três postos fixos do Verão Maior Paraná (Porto Maringá, Porto São José e Porto Rico) registraram juntos 79.996 atendimentos no período. O resultado vai de encontro ao investimento do Governo do Estado nas prainhas de água doce do interior, ampliando o acesso da população a atividades esportivas, recreativas, ações de bem-estar e serviços públicos integrados.

Para Wirbiski, a presença do programa na região demonstra o compromisso com um verão democrático e descentralizado. “Garantimos que as famílias da Costa Noroeste tivessem a mesma estrutura, qualidade de atendimento e oportunidades de lazer. Esse é um investimento que deixa legado e fortalece o turismo regional”, destacou.

Além da atuação nos postos fixos, o Verão Maior Paraná contou com equipes específicas que ampliaram o alcance das ações em diferentes frentes. O caminhão de promoções percorreu praias e espaços de grande circulação, somando 763.018 atendimentos entre atividades ativas e passivas.

As equipes itinerantes, responsáveis por levar a experiência a balneários e municípios sem postos fixos, registraram 35.347 atendimentos no período. Já o time dedicado aos grandes eventos esportivos, como competições e atrações de grande porte, contabilizou 30.354 atendimentos.

POSTOS FIXOS – Os espaços contaram com infraestrutura para aulas de ginástica, funcional e ritmos variados, recreação infantil e familiar, torneios esportivos, gincanas, empréstimo de materiais esportivos, além de modalidades livres como vôlei de praia, beach tennis, futebol de areia e teqball, e equipamentos especiais como muro de escalada e tirolesa.

A temporada também marcou o fortalecimento do condomínio, espaço de atuação intersetorial que reuniu 14 parceiros, entre eles a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Sanepar, Secretaria do Turismo, Detran-PR, Hospital Erasto Gaertner, Secretaria das Cidades, Instituto Água e Terra (IAT), Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria do Trabalho, Secretaria da Cultura, Copel e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Ao todo, os parceiros somaram para 309.271 atendimentos.

Além das atividades nos postos, a programação incluiu os Palcos Sunset, que entre 2 e 31 de janeiro ofereceram 52 shows gratuitos com artistas paranaenses em Caiobá, Guaratuba, Shangri-lá, Porto Rico e Porto São José.

Mesmo com o encerramento dos postos fixos, a programação esportiva segue até o fim de março com grandes eventos dos Jogos de Aventura e Natureza aos finais de semana.(AEDN).