Com apoio do Estado, Natal de Curitiba cresce 35% em 2025 e movimenta R$ 722 milhões

Do total dos mais de 3,09 milhões de espectadores, 469 mil foram turistas, crescimento de 15,2% em relação a 2024,

Do total dos mais de 3,09 milhões de espectadores, 469 mil foram turistas, crescimento de 15,2% em relação a 2024, incluindo visitantes estrangeiros, que representaram 6,57% do público turístico.

O vice-governador Darci Piana participou nesta terça-feira (03), na Prefeitura de Curitiba, da apresentação dos resultados do Natal da capital paranaense. Patrocinado pelo Governo do Paraná, o evento confirmou a força da parceria entre Estado e município e atraiu mais de 3 milhões de pessoas, um crescimento de 35% em comparação com a edição anterior.

Além do sucesso de público com as diversas atrações espalhadas pela cidade, o impacto econômico foi expressivo. Os setores de serviços da cidade registraram um aumento de 80% no período, o que resultou em uma movimentação estimada em R$ 722 milhões, impulsionando comércio, turismo, hotelaria e gastronomia.

Com o tema “Juntos, o inesquecível acontece”, a programação teve início no dia 24 de novembro e contou com mais de 150 atrações espalhadas pela cidade, que resultaram em mais de 350 espetáculos ao longo do período. A abertura oficial foi realizada no Teatro Guaíra, que ganhou um grande palco externo para o espetáculo “A inesquecível Fábrica de Emoções”, reunindo grande público e marcando o começo das celebrações. Outro destaque foi a parceria com a Disney no Parque Barigui.

Do total dos mais de 3,09 milhões de espectadores, 469 mil foram turistas, crescimento de 15,2% em relação a 2024, incluindo visitantes estrangeiros, que representaram 6,57% do público turístico. A pesquisa apontou ainda que 83% dos turistas que vieram à capital durante o Natal pretendem retornar nos próximos anos.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a importância da parceria com o Governo do Paraná para o sucesso do Natal da Capital, especialmente no apoio financeiro, na segurança pública e na viabilização de apresentações inéditas que marcaram a programação.

“O apoio do Governo do Estado foi fundamental e entrou pela primeira vez com recursos diretos, com todo o apoio da segurança pública através da Polícia Militar e da Polícia Civil, que transformaram também o nosso Natal seguro, onde nós não tivemos nenhuma grande ocorrência, nenhum problema, e as famílias puderam curtir. Também auxiliaram na apresentação inédita, que foi a abertura e que ocorreu durante todos os dias em frente ao Teatro Guaíra, onde foi muito importante o apoio do Governo do Estado”, frisou.

Já Piana ressaltou que os resultados do Natal de Curitiba refletem diretamente a força da economia paranaense e a efetividade da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, com impactos positivos no comércio, nos serviços e no turismo. “O que nós vimos em Curitiba foi o comércio, o serviço e o turismo funcionando juntos, com grande movimentação de pessoas e de recursos. Isso é muito positivo para a cidade e para o Estado”, disse.

“O Governo do Paraná é um grande parceiro da Prefeitura de Curitiba e essa união permite que eventos como o Natal cresçam a cada ano, movimentem hotéis, restaurantes, lojas e fortaleçam o turismo que a nossa capital e o nosso Estado merecem”, pontuou.

TURISMO – A avaliação geral do evento também reforçou o acerto do modelo adotado. Levantamento do Instituto Municipal de Turismo indicou índice de satisfação de 95%, com destaque para a atração temática da Disney, que sozinha atraiu mais de 1 milhão de espectadores e possibilitou que cerca de 20 mil crianças da rede pública de ensino participassem.

APOIO – Além do patrocínio do Governo do Paraná, o Natal de Curitiba foi apresentado pelo Bradesco e contou também com o apoio de Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Cenarium Brasil, Favretto, Abrasel-PR, Leroy Merlin, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone.(AEDN).