Athletico se impõe e aplica maior goleada na “era Odair Hellmann”
Vitória com autoridade mostra alternativas no elenco e deixa Furacão a um passo da semifinal do Paranaense. O Athletico se
Vitória com autoridade mostra alternativas no elenco e deixa Furacão a um passo da semifinal do Paranaense.
O Athletico se impôs diante do Foz do Iguaçu e aplicou um sonoro 5 a 0 na noite de terça-feira, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. É a maior goleada do Furacão na “era Odair Hellmann”, iniciada em maio de 2025.
Há quem vai contestar a qualidade do adversário. É bem verdade que o nível é inferior aos enfrentamentos na Série A, por exemplo, mas o Foz do Iguaçu fez a segunda melhor campanha da primeira fase do estadual, atrás apenas do Londrina.
Ciente da fragilidade do time visitante, o Furacão tratou de dominar as ações do início ao fim e sufocar a ponto de sequer ser incomodado. Santos não fez nenhuma defesa durante os 90 minutos.
Nem mesmo os dois pênaltis perdidos por Viveros abalaram a confiança da equipe de Odair Hellmann (e do próprio camisa 9, autor de um dos gols da partida). Zapelli, Esquivel, Julimar e Leozinho completaram a goleada.
A vitória serviu também para mostrar as alternativas no elenco. Neste caso, a principal notícia foi o atacante Chiqueti. Mostrou muita maturidade, personalidade e consciência tática. Colaborou com duas assistências e foi um dos melhores em campo.
O jovem de 20 anos, inclusive, pode ser o ponta que o clube tanto procura no mercado (e assim se mantém após o desacerto com Cetré), caso lapidado com paciência e atenção.
Esquivel, ainda em busca da forma física ideal, atuou como zagueiro pela esquerda, com liberdade para avançar, e evidenciou a importância para o elenco. Estreante da noite, Luiz Gustavo mostrou segurança, visão de jogo e firmeza no meio-campo.
Soberano em todas as fases do campo e do relógio, o Athletico terminou a partida com 69% de posse de bola, 21 finalizações feitas (sendo dez na direção do gol adversário) e nenhuma finalização sofrida. Estatísticas minimamente esperadas pela diferença técnica e por atuar em casa.
O Furacão tem vantagem confortável para o jogo da volta, no sábado, às 16h, no Estádio do ABC – pode perder por até quatro gols de diferença para avançar à semifinal e encara São Joseense ou Londrina. O time de aspirantes deve ser acionado, já que o elenco principal se prepara para o confronto contra o Santos, no dia 12, pelo Brasileirão.(GE).
