Paraná lança capacitação EAD para técnicos que atuam no Cadastro Ambiental Rural

A regularização ambiental é um processo que exige assistência técnica qualificada, especialmente em uma etapa que envolve análise de dados

A regularização ambiental é um processo que exige assistência técnica qualificada, especialmente em uma etapa que envolve análise de dados georreferenciados, interpretação da legislação ambiental e orientação direta aos produtores rurais.

O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (10) um programa de capacitação voltado a técnicos que atuam no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com foco na qualificação profissional e na agilidade do processo de regularização ambiental das propriedades rurais no Estado.

A iniciativa foi apresentada durante a programação do Show Rural Coopavel, em Cascavel, e será executada em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), com cursos na modalidade de ensino a distância.

Para o governador em exercício Darci Piana, o CAR representa segurança para o agricultor e facilita o acesso a linhas de financiamento. “O CAR é importante para quem mora na lavoura, principalmente nos pequenos municípios, ficando distante das cidades. Por meio da regularização, alguém do outro lado do mundo sabe que o Paraná cuida do meio ambiente e da nossa produção de alimentos”, disse.

A capacitação será ofertada por meio da plataforma EAD do Crea-PR e tem como meta capacitar cerca de 2 mil técnicos, incluindo profissionais ligados a cooperativas, sindicatos, empresas de planejamento e consultoria, além de servidores do poder público.

A formação será direcionada especialmente ao uso da nova plataforma estadual de gestão do CAR, que conta com recursos automatizados para análise dos cadastros, além da atualização sobre a regulamentação do Novo Código Florestal Brasileiro, com ênfase na regularização ambiental das propriedades rurais.

“Nós vamos ensinar como fazer o CAR para que ninguém fique fora do endereço, ninguém fique sem CEP. Com esse registro simples, a pessoa pode se sentir plenamente dona da sua casa e do seu terreno”, explicou o secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca.

CADASTRO AMBIENTAL RURAL – A regularização ambiental é um processo que exige assistência técnica qualificada, especialmente em uma etapa que envolve análise de dados georreferenciados, interpretação da legislação ambiental e orientação direta aos produtores rurais.

O superintendente-geral de Ordenamento Territorial, Benno Doetzer, detalha que com a capacitação o Paraná amplia a qualificação dos profissionais que atuam no CAR, reforçando a capacidade técnica e política ambiental. “Como o cadastro é autodeclaratório, a capacitação dos técnicos é importante para lançar os registros de forma correta na plataforma e também auxiliar na regularização daqueles preenchidos de forma equivocada”, disse.

Dessa forma, o Estado cria condições para acelerar a regularização das propriedades rurais, apoiar a produção sustentável e atender às demandas da sociedade por desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental.

CRESCIMENTO EXPRESSIVO – O Paraná é referência nacional na implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Atualmente, o Estado soma mais de 540 mil propriedades cadastradas. No último ano, foi registrado crescimento de 5.540% dos cadastros validados, saltando de cerca de 3,9 mil para 220 mil registros analisados em conformidade com a legislação, o que o coloca como primeiro lugar no Brasil nessa avaliação.

O CAR é o registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele agrega informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa. Também integra informações de áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.

PRESENÇAS – Participaram do lançamento dos projetos os secretários estaduais Norberto Ortigara (Fazenda), Marcio Nunes (Agricultura e Abastecimento), Alex Canziani (Inovação e Inteligência Artificial) e Valdemar Bernardo Jorge (Justiça e Cidadania); o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-presidente do BRDE, Renê Garcia Junior; o diretor Administrativo do BRDE, Heraldo Neves; o secretário do Codesul pelo Paraná, Orlando Pessuti; o deputado federal Filipe Barros; os deputados estaduais Jairo Tamura e Luis Corti; o prefeito de Cascavel, Renato Silva; o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Clodomir Ascari; e demais autoridades.(AEDN).