Programa de vistorias de esgoto chega a Francisco Beltrão na próxima semana

A Companhia de Saneamento do Paraná, em parceria com a Iguaçu Saneamento, busca garantir conexões regulares e reforçar a preservação

A Companhia de Saneamento do Paraná, em parceria com a Iguaçu Saneamento, busca garantir conexões regulares e reforçar a preservação ambiental na cidade.

A Sanepar, em parceria com a Iguaçu Saneamento, fará vistorias técnicas em imóveis de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, nos dias 26 e 27 de fevereiro. As ações do Programa de Vistorias Técnicas Operacionais têm o objetivo de verificar se residências e comércios estão corretamente conectados à rede coletora de esgoto, evitando o descarte irregular de resíduos.

A expectativa é que as equipes visitem pelo menos 308 imóveis. O procedimento é feito apenas com a autorização do morador e envolve testes simples e seguros. Entre os pontos previstos está o bairro São Miguel, onde o trabalho também busca identificar possíveis lançamentos irregulares em cursos d’água. A iniciativa tem foco preventivo.

Os técnicos utilizam corantes não poluentes em pias, ralos e vasos sanitários para rastrear o fluxo do esgoto, sem riscos à saúde ou à estrutura das tubulações. Imóveis com instalações adequadas recebem o Certificado de Regularidade. Quando são identificadas falhas, o morador recebe orientação técnica especializada e um prazo de até 60 dias para as adequações necessárias.

PROTEÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL – O Programa de Vistorias teve início no segundo semestre do ano passado, já passou por municípios como Guaraniaçu e Salto do Lontra e segue sendo ampliado neste ano nas cidades atendidas pela Iguaçu Saneamento – Parceria Público-Privada com a Sanepar nas regiões Oeste e Sudoeste, por meio do Grupo Iguá Saneamento.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a iniciativa reforça o compromisso com a qualidade ambiental e a eficiência do sistema. “Garantir que os imóveis estejam corretamente ligados à rede de esgoto é uma medida essencial para evitar a contaminação de rios e córregos, além de contribuir para um sistema de saneamento mais seguro e eficiente para toda a população”, afirma.

As vistorias são feitas por duplas de agentes uniformizados da Iguaçu Saneamento, devidamente identificados. A orientação é que o responsável pelo imóvel acompanhe todo o processo para esclarecimento de dúvidas.(AEDN).