Inglês: Estado inicia programa de formação com testes internacionais na rede pública
Programa Paranpa Global vai avaliar 100 mil alunos da rede pública com certificação internacional para mapear o nível de inglês
O Governo do Paraná deu início à implementação do programa Paraná Global para testes internacionais de proficiência em língua inglesa aplicada ao mundo do trabalho, especialmente em áreas como tecnologia, inovação e economia digital. A iniciativa é coordenada pelas secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) da Educação (Seed).
A aplicação dos testes será realizada pela Educational Testing Service (ETS), organização internacional responsável pelo desenvolvimento de certificações padronizadas de proficiência em inglês, amplamente utilizadas em contextos acadêmicos e corporativos em todo o mundo. Entre os principais exames está o TOEIC (Test of English for International Communication), avaliação reconhecida globalmente para mensurar habilidades de comunicação em inglês em ambientes profissionais.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, afirma que, com essas informações, o Governo do Estado pretende estruturar trilhas de aprendizagem personalizadas, adaptadas a diferentes realidades regionais e alinhadas às demandas do mercado de trabalho, especialmente nas áreas de tecnologia e economia digital.
“Hoje, o domínio do inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência do mercado de trabalho, principalmente nos setores mais inovadores. Preparar os jovens para utilizar o idioma em contextos profissionais é ampliar diretamente suas chances de inserção em empresas, acesso a oportunidades internacionais e crescimento na carreira”, afirma Canziani.
Para o secretário da Educação, Roni Miranda, o programa permite traçar um diagnóstico preciso do nível de proficiência em inglês dos estudantes em todo o Paraná. Com base nesses dados, é possível planejar ações mais eficazes e direcionar a formação conforme as necessidades de cada região.
“Ao mesmo tempo, estamos preparando nossos jovens para um cenário cada vez mais globalizado, em que o domínio do inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial para o acesso a oportunidades no mercado de trabalho, na tecnologia e em ambientes internacionais”, destaca.
TESTAGEM DIAGNÓSTICA – A primeira fase do Paraná Global será uma testagem diagnóstica em larga escala, com foco nos alunos do 2º ano do Ensino Médio. A aplicação dos testes permitirá identificar, com base em critérios estatísticos, o nível de proficiência dos estudantes em todo o Estado, gerando dados detalhados por município, escola e perfil educacional. Ao longo de três etapas, a previsão é que 100 mil alunos sejam testados até o fim deste ano para definir o mapeamento.
“O Brasil está vivendo um momento decisivo no alinhamento entre educação, empregabilidade e competitividade global. Alinhar a iniciativa Paraná Global com o TOEIC, um padrão de proficiência em inglês que empresas e instituições em todo o mundo já utilizam e respeitam, significa que os participantes da Iniciativa serão mais competitivos”, afirma Rick Sinkfield, diretor Do departamento Jurídico da ETS.
Além da formação individual, o Paraná Global também tem como objetivo utilizar os dados gerados para orientar políticas de desenvolvimento regional. A partir do mapeamento da proficiência linguística, será possível identificar territórios com maior concentração de talentos, contribuindo para a atração de empresas de base tecnológica e investimentos estratégicos.
A estratégia do projeto inclui, após o diagnóstico, cursos e certificações alinhados ao perfil de cada estudante e às vocações econômicas de suas regiões. A formação será prática, com foco no inglês aplicado ao ambiente de trabalho, na comunicação corporativa e na leitura técnica.(AEDN).
