Feriado de Corpus Christi altera horários de museus, parques e órgãos estaduais

Áreas essenciais, como hospitais do Estado e segurança pública atenderão normalmente. Alguns setores mantêm serviços online para garantir o atendimento

Áreas essenciais, como hospitais do Estado e segurança pública atenderão normalmente. Alguns setores mantêm serviços online para garantir o atendimento ao cidadão. A maioria dos serviços administrativos não funciona na quinta-feira e deve ter o atendimento suspenso também na sexta-feira, que será ponto facultativo.

O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 4 de junho, vai alterar os horários de funcionamento de órgãos estaduais e atrativos culturais. A maioria dos serviços administrativos deve ter o atendimento suspenso também na sexta-feira (5), estabelecido no calendário oficial do Estado como ponto facultativo. Alguns setores mantêm serviços online para garantir o atendimento ao cidadão. As áreas essenciais, como hospitais do Estado e segurança pública, seguirão funcionando normalmente.

Confira:

BIBLIOTECA PÚBLICA – Estará fechada de quarta-feira (4) a domingo (7).

BRDE – A agência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões estarão fechados na quinta-feira (4). As atividades e o atendimento na agência e no Palacete funcionam regularmente na sexta-feira (5).

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR  As Agências do Trabalhador não têm expediente na quinta-feira (4) e a abertura na sexta-feira (5) depende do município onde a unidade está localizada.

CEASAS – A única unidade da Ceasa a abrir na quinta-feira (4) é a de Maringá e na sexta-feira (5), todas funcionarão normalmente (Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu). A Administração Central da Ceasa, em Curitiba, não terá expediente nos dois dias.

COLÉGIOS ESTADUAIS E SEED – Não haverá aula nos colégios estaduais, nem atendimento na Secretaria de Educação (Seed), tanto na quinta-feira quanto na sexta-feira.

COHAPAR – A sede e os escritórios regionais da Cohapar estarão fechados durante o feriado prolongado (quinta e sexta-feira). Serviços de emissão de 2ª via de faturas, cadastro em projetos habitacionais, consulta a empreendimentos por município e pedidos de emissão de escritura continuam disponíveis no site www.cohapar.pr.gov.br. Os atendimentos presenciais retornam na segunda-feira (8).

COPEL – O atendimento presencial estará indisponível na quinta-feira em todo o Estado. Na sexta-feira, todas as unidades abrirão normalmente. No feriado, é possível acessar serviços diversos pelo atendimento online: por meio do aplicativo da Copel; agência virtual; telefone (0800 51 00 116) e WhatsApp (41 3013-8973).

DETRAN – As centrais de atendimento do Detran estarão fechadas durante todo o feriado prolongado. É possível buscar os serviços de modo virtual, pelo site ou pelo aplicativo Detran Inteligente.

FARMÁCIAS DO PARANÁ – Todas as unidades das Farmácias do Paraná estarão fechadas de quinta-feira a domingo (4 a 7).

FOMENTO PARANÁ – A agência da Fomento Paraná não terá expediente na quinta-feira. Já na sexta-feira, ponto facultativo, o atendimento será em regime de plantão, para atendimento ao público ou a parceiros agentes de crédito e correspondentes.

HOSPITAIS PÚBLICOS – Funcionamento normal.

HEMEPAR – O funcionamento das unidades do Hemepar durante o feriado irá variar de acordo com o município. Confira a programação.

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO – Não haverá atendimento entre quinta e sexta-feira. O expediente será retomado normalmente na segunda-feira (8).

JUCEPAR – Fechado na quinta-feira e sexta-feira. Retoma as atividades na segunda-feira (8). Durante o período, o sistema Empresa Fácil permanecerá disponível.

MUSEUS:

Museu Oscar Niemeyer (MON): Funcionará em horário normal.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR): Estará aberto durante todo o período, com alteração de horário apenas na quinta-feira, quando terá horário de domingo, das 10h às 18h.

Museu Paranaense (MUPA): Funcionará em horário normal.

Museu Alfredo Andersen (MCAA): Funcionará em horário normal.

OUVIDORIA GERAL – O cidadão pode registrar sua manifestação na Ouvidoria pelo WhatsApp (41) 3883-4014 ou pelo formulário online, que pode ser acessado pela página da Controladoria-Geral do Estado ou pelas páginas de órgãos e entidades do Governo do Estado. A Ouvidoria recebe solicitações, reclamações, denúncias, sugestões, elogios e pedidos através da Lei de Acesso à Informação.

PARQUES ESTADUAIS – Vinte e oito Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) – além do Jardim Botânico de Londrina, no Norte, e do Aquário de Paranaguá, no Litoral –, estarão abertas à visitação durante todo o recesso de Corpus Christi. A agenda pode ser consultada no site do IAT.

POLÍCIA CIVIL – As Centrais de Flagrante atuarão em plantão ininterrupto. As demais delegacias funcionarão em esquema de sobreaviso e plantão de acordo com a demanda de cada comarca.

POUPATEMPO PARANÁ – As unidades do Poupatempo Paraná estarão fechadas na quinta-feira e funcionarão normalmente na sexta-feira.

PROCON – O Procon-PR não terá expediente ao público durante o feriado (quinta e sexta-feira), mas os consumidores podem acessar os serviços de maneira virtual, pelo site do Procon-PR e na plataforma consumidor.gov.br.

RECEITA ESTADUAL – As delegacias e agências da Receita Estadual estarão fechadas para atendimento presencial na quinta e sexta-feira. Na sexta-feira (5), estará disponível o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), das 7h às 19h, pelos números (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades).

SANEPAR – Todas as Centrais de Relacionamento estarão fechadas apenas na quinta-feira, reabrindo na sexta-feira. Serviços emergenciais como religação de água, consertos de vazamentos de água e esgoto e verificação de falta d’água seguirão em funcionamento.

Clientes podem solicitar serviços nos canais online durante o feriado: WhatsApp (41 99544-0115); telefone (0800 200 0115); e-mail ([email protected]); site e aplicativo Minha Sanepar para Android e IOS.

O Museu do Saneamento e os demais espaços de visitação da Sanepar, em Curitiba e Piraquara, abrirão normalmente. Confira aqui.

TEATRO GUAÍRA – A parte administrativa do Centro Cultural Teatro Guaíra estará fechada entre quinta-feira e domingo (4 a 7). A programação artística será realizada normalmente no período. Para conferir os espetáculos em cartaz, acesse o site www.teatroguaira.pr.gov.br.

TRANSPORTE METROPOLITANO – As linhas do transporte coletivo metropolitano operarão na quinta-feira (4) com tabela de sábado. Na sexta-feira, vale o horário dos dias úteis, mas sem o reforço nas linhas que trabalham com ônibus extras.(AEDN).