Dia Mundial do Frango: proteína tem consumo em alta no país
ABPA revela que consumo médio do alimento foi de 45,5kg por pessoa em 2024 no Brasil; Além disso, o país

ABPA revela que consumo médio do alimento foi de 45,5kg por pessoa em 2024 no Brasil; Além disso, o país lidera a exportação global de frango
Hoje, 10 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Frango. A data foi criada pelo International Poultry Council (IPC) e a origem da celebração remonta a campanhas de valorização promovidas por entidades internacionais do setor avícola, em reconhecimento ao papel fundamental dessa proteína na nutrição, geração de empregos e combate à fome.
Além disso, o Dia Mundial do Frango reforça o papel nutritivo deste alimento, considerado indispensável na dieta de muitos brasileiros. Dados mostram que o consumo de frango por habitante subiu de 45,1 kg em 2023 para 45,5 kg em 2024, um aumento de 1,1%.
Os números são do boletim anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O documento da entidade reúne um grande volume de informações importantes, como, por exemplo, a de que a produção nacional de frango foi a terceira maior do mundo no último ciclo de 12 meses, com 14,97 milhões de toneladas.
Brasil no topo das exportações de frango
Além disso, o Brasil lidera a exportação global do produto, com 5,29 milhões de toneladas destinadas para 151 países, gerando uma receita de US$ 9,9 bilhões (algo em torno de R$ 56,7 bilhões, pela cotação monetária atual).
A ABPA também divulgou uma projeção de que, em 2025, será produzido no Brasil um volume 2,7% maior desta carne (aproximadamente 15,3 milhões de toneladas) em comparação com 2024. Para completar, a entidade vislumbra que a ingestão por habitante desta proteína subirá para 46,6kg, uma alta de 2,2% em relação à quantidade somada no intervalo anterior de 12 meses. (Canal Rural).