Perigo extremo! Frente fria provoca chuva de até 300 mm e ventos de 90 km/h

Zona de Convergência Intertropical e uma frente fria são responsáveis pelas instabilidades e pela chuva forte no Brasil; confira! O

Zona de Convergência Intertropical e uma frente fria são responsáveis pelas instabilidades e pela chuva forte no Brasil; confira!

O tempo será instável em várias regiões do Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe. Para se ter uma ideia da gravidade, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram que a cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, teve um acumulo de 384 mm de chuva em apenas sete dias – quase o dobro da média mensal, que é de 203 mm. Santo Amaro, também na faixa leste da Bahia, registrou 365,5 mm, frente a uma média de 127 mm.

No Rio Grande do Sul, a passagem de uma frente fria pode causar problemas. Confira a previsão do tempo em todo o Brasil, de acordo com a Climatempo:

Frente fria na região Sul

A quinta-feira terá risco de temporais e ventania no oeste e na região da Campanha Gaúcha, especialmente nas cidades próximas à fronteira com o Uruguai e a Argentina, como Uruguaiana, Quaraí e Candiota.

No sul do estado, a chuva também chega com alerta para temporais. Na faixa centro-leste do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre, a chuva ocorre em forma de pancadas, com intensidade moderada a forte.

Já na faixa norte do estado, em Santa Catarina e no Paraná, o sol predomina ao longo do dia, com destaque para as temperaturas elevadas, devido à presença de uma massa de ar quente.

Região Sudeste

No Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, o vento úmido que sopra do mar para o continente continua favorecendo pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas do Sudeste, o tempo será firme e seco.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a presença do sol, a temperatura sobe à tarde, com sensação de calor. Destaque para os baixos índices de umidade relativa do ar, que ficarão abaixo dos 30% no centro e oeste de São Paulo e no oeste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste

O ar seco predomina, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Não há previsão de chuva. O dia será ensolarado e quente, principalmente em Cuiabá.

No norte de Mato Grosso, pancadas isoladas são esperadas, devido à umidade vinda da Região Norte.

Chuva forte no litoral do Nordeste

Há alerta para possíveis alagamentos e deslizamentos no leste da Bahia, especialmente em Salvador, devido ao grande volume de chuva registrado nos últimos dias e à previsão de mais chuva nesta quinta-feira.

A previsão é de chuva moderada do litoral baiano até o litoral de Alagoas, com destaque para a faixa da capital baiana, onde a intensidade da chuva aumenta e o risco de temporais é elevado.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando o tempo desde o litoral do Maranhão até o litoral de Pernambuco, com previsão de chuva moderada. No litoral do Ceará, a aproximação da ZCIT provoca chuvas fracas.

Região Norte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estimula a formação de nuvens carregadas em boa parte da região. Há alerta para temporais no norte do Amazonas, em Roraima e no norte do Amapá.

Nas demais áreas, a chuva também ocorre em forma de pancadas, com destaque para o Amazonas, norte de Rondônia e centro-norte do Pará, onde as precipitações terão intensidade moderada a forte. Nas outras áreas, as pancadas serão mais isoladas. ( Canal Rural ).