PESQUISA CIENTÍFICA APONTA OS DIFERENCIAIS DO MEL DE CAPANEMA
O Mel de Capanema traz sabor, coloração e textura únicos. Esses e muitos outros aspectos que tornam o mel da

O Mel de Capanema traz sabor, coloração e textura únicos. Esses e muitos outros aspectos que tornam o mel da região especial serão demonstrados nesta sexta-feira, 04 de julho, em Capanema, no Parque de Exposições. Na ocasião será divulgada a pesquisa científica, que foi conduzida por uma equipe de profissionais da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).
O resultado da pesquisa foi um dos aspectos que embasou a solicitação da Indicação Geográfica (IG) do Mel de Capanema. Os estudos foram iniciados em 2022, por meio de um acordo de cooperação técnica e fruto de uma parceria entre a Cresol, UTFPR, Apic, Sebrae/PR e Prefeitura de Capanema.
Entre os diversos pontos identificados pela pesquisa, está a identidade forte constatada entre os produtores com o Parque Nacional do Iguaçu e o Rio Iguaçu. Muitas propriedades estão inseridas neste terroir – onde a fauna e a flora são riquíssimas e impactam na produção de mel e em sua coloração, textura e sabor a partir de floras específicas, como o louro branco e cambará.
IG
O depósito feito por produtores da região é voltado para o pedido de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO), distinção concedida a produtos cuja qualidade ou características se devem exclusivamente ao meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.