Colégios agrícolas do Estado levam 1,5 mil estudantes ao primeiro dia do Show Rural

Ao longo da visita, os estudantes percorreram o parque tecnológico do evento, acompanharam demonstrações técnicas e tiveram contato com inovações

Ao longo da visita, os estudantes percorreram o parque tecnológico do evento, acompanharam demonstrações técnicas e tiveram contato com inovações direcionadas à agricultura e à pecuária.

Cerca de 1,5 mil estudantes de colégios agrícolas da rede estadual do Paraná participaram, nesta segunda-feira (9), do primeiro dia da 38ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel. A iniciativa integra as ações da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) voltadas ao fortalecimento da educação profissional e à ampliação do contato dos alunos com tecnologias aplicadas ao agronegócio.

Ao longo da visita, os estudantes percorreram o parque tecnológico do evento, acompanharam demonstrações técnicas e tiveram contato com inovações direcionadas à agricultura e à pecuária. A atividade está alinhada à proposta pedagógica dos colégios agrícolas, que articulam o ensino médio à formação técnica, preparando jovens para o mercado de trabalho no campo.

Entre os participantes estavam Nycollas Fedrigo, de 16 anos, e Kevin Nascimento, de 17, estudantes do município de Campo Mourão. Fedrigo, que recentemente participou do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, destacou o interesse em seguir carreira na área de tecnologia aplicada ao setor agrícola. “A tecnologia está cada vez mais presente no campo, e essa vivência ajuda a entender as oportunidades”, afirmou.

Kevin ressaltou que a formação técnica contribui para o desenvolvimento de habilidades voltadas à resolução de problemas. “É um evento que reúne muitas novidades, então ajuda tanto no âmbito profissional quanto pessoal”, disse.

REDE ESTRUTURADA – A educação agrícola no Paraná conta com uma rede consolidada, com 32 colégios agrícolas espalhados por todas as regiões do Estado. A metodologia de ensino nestas instituições é reconhecida pela integração entre ensino médio e educação profissional, atendendo principalmente estudantes de regiões rurais e jovens de famílias de pequenos produtores, contribuindo para a permanência dos jovens no campo com qualificação técnica e perspectivas de inserção no mercado de trabalho.

Durante a visita ao Show Rural, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, ressaltou a importância da educação profissional para o desenvolvimento do setor. “Esses estudantes representam uma nova geração que compreende o campo como espaço de tecnologia, ciência e oportunidade. A maioria é formada por filhos de pequenos produtores do nosso Estado”, afirmou.

INVESTIMENTOS – Os colégios agrícolas do Paraná vão receber um investimento adicional de R$ 6,85 milhões em 2026. Os recursos serão aplicados na aquisição de equipamentos para atividades práticas, abrangendo desde o preparo do solo até processos de agroindustrialização.

Entre os itens previstos estão carretas basculantes, enxadas rotativas, perfuradores de solo, conjuntos de levante hidráulico, caminhões, kits para agroindústria, armários e composteiras elétricas. Os equipamentos vão modernizar a infraestrutura das unidades e ampliar as condições de aprendizagem prática dos estudantes.

De acordo com gestores escolares, os investimentos fortalecem o ensino técnico e ampliam as possibilidades de desenvolvimento de projetos pedagógicos alinhados à realidade e às demandas do campo.

Confira os equipamentos adquiridos:

– 29 carretas basculantes para trator

– 19 enxadas rotativas

– 30 perfuradores de solo

– 5 conjuntos de levante hidráulico

– 2 caminhões basculantes (Castro e Clevelândia)

– 29 kits de equipamentos para agroindústria

– 300 armários roupeiros

– 13 composteiras elétricas

(AEDN).