BT400 Sanepar Caiobá Open abre circuito mundial de beach tennis no Litoral do Paraná

Primeira etapa da temporada internacional da modalidade começou nesta quinta-feira (5), em Matinhos, com 256 atletas, estrutura de 12 quadras

Primeira etapa da temporada internacional da modalidade começou nesta quinta-feira (5), em Matinhos, com 256 atletas, estrutura de 12 quadras e finais programadas para domingo (8) na Arena de Esportes do Verão Maior Paraná.

O BT400 Sanepar Caiobá Open 2026, primeira etapa do circuito mundial de beach tennis, teve início nesta quinta-feira (5) na Arena de Esportes do Verão Maior Paraná, em Caiobá, no município de Matinhos. Os jogos qualificatórios abriram a programação do torneio internacional, que segue até domingo (8), com as grandes finais marcadas para as 14h30 (masculino) e 16h30 (feminino).

A competição reúne 256 atletas, distribuídos em 128 duplas, sendo 64 no masculino e 64 no feminino, que disputam 400 pontos no ranking mundial da modalidade e uma premiação total de US$ 45 mil, dividida igualmente entre as categorias. O evento conta com uma estrutura de 12 quadras montadas para jogos simultâneos.

A partir desta sexta-feira (6), começam as disputas da chave principal do BT400, que seguem até o encerramento no domingo. As partidas e a programação oficial podem ser acompanhadas o site da Federação Internacional de Tênis.

Para o diretor de Fomento e Promoção do Esporte da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Clesio Prado, a realização do evento reforça o protagonismo do litoral paranaense no calendário esportivo internacional. “É uma grande honra sediar a primeira etapa do circuito mundial, iniciando em Matinhos e que terminará no fim do ano em Dubai. Mais uma vez o Litoral do Paraná entra na rota de grandes eventos internacionais, de alto nível técnico. Será um momento de muito entretenimento. Convidamos a todos e suas famílias para virem prestigiar”, afirmou.

O presidente da Federação Paranaense de Tênis (FPT), Silvio Souza, destacou o apoio do Governo do Estado, fundamental para a realização do torneio. “É uma estrutura muito grande, que envolve arquibancadas, público e toda a ocupação da praia. Este ano estamos com uma estrutura melhor que a do ano passado, algo que os próprios atletas já percebem. Isso demonstra o compromisso de entregar um evento de qualidade cada vez maior”, completou.

Além do torneio internacional, a partir de sexta-feira (6), tem início o campeonato amador da Federação, que contará com mais de 400 atletas inscritos. Com isso, o espaço passa a operar com um total de 27 quadras simultâneas, ampliando ainda mais a movimentação no balneário de Caiobá.

COMPEÕES – Na edição de 2025, o título feminino ficou com as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, com as brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow na segunda colocação. No masculino, a dupla formada pelo brasileiro Daniel Schmitt e o italiano Frederico Galeazzi conquistou o campeonato, seguida por André Baran, do Brasil, e Michele Cappelletti, da Itália.

O BT400 Sanepar Caiobá Open 2026 é organizado pela Federação Internacional de Tênis, com apoio da Federação Paranaense de Tênis e do Governo do Estado do Paraná. O torneio integra a programação de grandes eventos da Arena de Esportes do Verão Maior Paraná, que conta com apoio da Portos do Paraná, Copel, Sanepar e UniBrasil. (AEDN).