Novo formato, redução de datas e VAR: Federação Paranaense avalia mudanças para o estadual 2026
Hélio Cury Filho diz que decisão será tomada em conjunto com os clubes, em reuniões mensais. O presidente da Federação

A principal motivação para a mudança é a necessidade de adequar o calendário do campeonato, que se tornou “achatado” e com uma “maratona na primeira fase”, nas palavras do presidente. A redução do número de datas disponíveis, de 17 para algo entre 12 e 13, é uma das possibilidades em estudo, abrindo chance para utilizar o VAR desde o início.
— A utilização do VAR durante todo o campeonato de 2026 vai passar por uma conversa, pois teremos que mudar a fórmula do campeonato. O calendário ficou achatado, uma verdadeira maratona na primeira fase. Iremos mudar, e a questão do VAR vai entrar (em pauta), pois teremos um menor número de partidas para 2026 — afirmou Hélio Cury Filho.
O presidente da FPF também destacou a preocupação com a saúde dos atletas, que chegam a muitos jogos em um período curto, o que considera “desumano”. A redução do número de jogos visa, portanto, preservar a integridade física dos jogadores.
— A gente tem que pensar no atleta, que é o protagonista do campeonato e faz 10 ou 11 partidas em 35 dias. Não tem quem aguente, ainda mais com as viagens. Entendemos que será preciso reduzir (o número de jogos) — disse o presidente.
Copa Paraná no fim do ano
Hélio Cury Filho anunciou ainda a criação da Copa Paraná, que será disputada no fim do ano e reunirá clubes da primeira e segunda divisão do estado e dará vaga à Copa do Brasil 2026. Com isso, o times como o Paraná Clube, que está sem calendário nacional, poderá voltar ao campo ainda nesta temporada.
— Existem questões técnicas que a CBF nos obriga a ter (como número mínimo de times da primeira divisão). Precisamos dar calendário aos nossos clubes o ano inteiro — finalizou.
Com uma vaga à Copa do Brasil 2026 reservada ao campeão da Copa Paraná, as outras quatro vagas de direito para o futebol paranaense serão destinadas aos semifinalistas do estadual. As quartas de final terão início na sexta-feira com o duelo Azuriz x Athletico.(GE).