Alerta de possível desabastecimento de água

Sanepar registra queda ainda maior na vazão nos mananciais População precisa economizar água e dar prioridade para uso na alimentação

Sanepar registra queda ainda maior na vazão nos mananciais

População precisa economizar água e dar prioridade para uso na alimentação e higiene pessoal

A Sanepar reforçou nesta tarde o alerta quanto à preocupação com possíveis desabastecimentos em vários municípios nas regiões oeste e sudoeste, visto que, além da diminuição da água, o consumo tem sido 20% superior a média do período.
Embora ainda sem riscos de falta de água, os sistemas da região Sudoeste do Estado também estão sentindo os efeitos da estiagem. A redução dos níveis dos mananciais de abastecimento, superficiais e subterrâneos chega a 40%. Dentre eles estão os que abastecem Dois Vizinhos, Planalto e Capanema, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Pérola do Oeste, Realeza, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste e Flor da Serra do Sul. Os poços que abastecem os distritos de Conciolândia, Centro Novo e Nova Concórdia já apresentam vazão reduzida.

No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reúso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.