Coronavírus: Paraná tem 8,9 milhões de seringas e agulhas para iniciar vacinação, diz Ratinho Junior

Segundo governador, Paraná tem ainda quase 1.980 postos de vacinação preparados. Ratinho Junior disse que governo estadual espera liberação da vacina até final de janeiro.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que o estado possui um estoque de 8,9 milhões de seringas e agulhas para iniciar a vacinação contra a Covid-19 assim que houver liberação da vacina no Brasil. A afirmação foi feita nesta terça-feira (5).

O anúncio acontece em meio à determinação do Governo Federal de suspender a exportação dos materiais. Na última semana, um primeiro pregão realizado pelo Ministério da Saúde para aquisição de seringas conseguiu apenas 24% da oferta necessária para iniciar a vacinação no país.

Após o resultado, o ministério requisitou agulhas e seringas a fabricantes, em uma medida prevista na Constituição Federal. Segundo a associação que representa a categoria, serão repassadas 30 milhões de unidades até o fim de janeiro.

Segundo Ratinho Junior, o governo espera que as vacinas cheguem ao Paraná até o fim deste mês para que a campanha de imunização da população inicie em fevereiro.

“Estamos planejados para que, se Deus quiser, a vacina chegue no fim de janeiro e comecemos a vacinar no começo de fevereiro”, disse.

G1 PR e RPC Curitiba