Sociedade

DICAS PARA COMPRAR UM IMÓVEL EM CASCAVEL SEM IMOBILIÁRIA

Quer comprar um imóvel, sem ajuda de corretor ou imobiliária? Confira estas dicas preparadas para você!

Mais rapidez para fechar negócio. E isso que grande parte dos brasileiros têm em mente, na hora de procurar imóveis à venda. Seja para comprar apartamento em Cascavel ou uma casa, fechar negócio diretamente com o proprietário do imóvel pode ser mais vantajoso para você, mas é preciso estar atento às dicas para não fazer nada errado. Pensando em comprar seu imóvel sem uma imobiliária? Confira abaixo alguns pontos que você deve levar em conta para fazer um bom negócio.

PRECAUÇÕES: Caso tenha acessado este artigo, provavelmente já deve saber que para escolher uma casa ou apartamento, entre os imóveis à venda, é preciso resolver uma série de questões, porque afinal, você estará comprando o patrimônio de alguém, portanto esteja ciente de que o valor não é baixo e que as negociações devem ter atenção redobrada, ainda mais se você não possui experiência com este tipo de transação.

FIQUE LIGADO: A pesquisa é fundamental nesse tipo de negócio: visite imóveis à venda na região para qual deseja se mudar, vasculhe todos os cantos e fotografe todas as placas de “vende-se” que encontrar pelo caminho. Se deseja comprar um apartamento, chame amigos ou conhecidos que já residem no lugar para tirar todas as suas dúvidas sobre o local e entender se o ambiente é realmente compatível com aquilo que você está buscando.

COMPARE OS PREÇOS: Após uma procura minuciosa por imóveis à venda na região onde você deseja morar, com direito a sites, classificados de jornais e até mesmo corretoras de imóveis – apenas para ficar por dentro do valor de mercado – compare todas as ofertas e faça um balanço para entender se a casa ou apartamento que você escolheu está de acordo com o valor de mercado praticado no local. Analise tudo, desde taxas até benefícios.

BUROCRACIA: Esta é parte mais trabalhosa de todas, pois você precisará correr atrás para realizar todos os processos burocráticos do imóvel a venda. É necessário bastante atenção para ler os contratos e, caso precise, solicitar a ajuda do seu advogado, para que fique tudo muito claro. Este profissional, que atua no setor imobiliário, irá auxiliar você no entendimento de todas as obrigações que precisam ser cumpridas para comprar uma casa à venda em Cascavel.

CHECANDO A SITUAÇÃO DO IMÓVEL: Após entender “timtim por timtim” dos contratos apresentados, antes de assiná-los, procure checar se está tudo regulamentado com o imóvel à venda. Procure o Registro de Imóveis para saber todo o histórico do local, a data em que foi construindo, quantos metros quadrados ele tem, quantos donos passaram por ele até chegar a você, além de dados como pendências de IPTU, se está vinculado à outras pessoas como parte de abono de herança ou divórcio. Pode parecer um pouco exagerado, mas comprar um apartamento ou casa, diretamente com o proprietário, sem antes checar estas informações pode ser um erro fatal, que provavelmente lhe ocasionará dores de cabeça futuras. No Registro de Imóveis, também é possível saber outras características, como por exemplo se o imóvel irregular, ou seja, se foi construído em um bairro onde há lençóis freáticos ou até mesmo em uma região que não foi liberada para construção pela prefeitura.

A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE IMÓVEIS: Para que você não caia em golpes ou coisas do tipo, o Registro de Imóveis presta orientação para que seja possível diminuir ao máximo os riscos de fraude contratuais. Este papel, normalmente, é feito pelo corretor de imóveis, que, neste tipo de compra, não estará presente. No Registro de Imóveis é possível obter ajuda para requerer uma certidão negativa, um documento que atesta que, tanto a casa ou apartamento à venda, quanto seu proprietário – que está ofertando o imóvel – não possuem nenhum tipo de pendência jurídica.

ESCRITURA PÚBLICA: Este documento, a escritura pública, pode ser utilizado como um contrato de imóveis, quando o valor de compra superior a 30 salários mínimos. Se o montante não for superior a 20 mil reais, é possível solicitar um contrato particular, que deve ser executado, de acordo com as prioridades do vendedor e do comprador, para documentar tudo que foi acordado entre ambos. Neste caso, também é necessária a presença de testemunhas, que também deve assinar o documento. 

ECONOMIA: Comprar um apartamento ou uma casa, não é tão simples assim, visto que é necessário avaliar uma série de questões relacionadas aos imóveis à venda, mas se você conseguiu chegar até aqui sem a ajuda de um corretor, é possível que tenha poupado um valor entre 5 a 8% do valor total da venda, que seria pago em comissão a este profissional, o que por si só, representa uma economia que pode auxiliar em outras tarefas como possíveis reformas e decoração.

TUDO PRONTO: Com todas estas questões que citamos acima resolvidas, é hora de aproveitar o seu novo lar. Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta entrar em contato conosco, deixando um comentário ao final deste artigo, que nossa equipe irá responder, e para não perder nenhuma novidade, siga nossas redes sociais e confira todos os nossos conteúdos exclusivos.