GOVERNO DO PARANÁ E RÚSSIA ASSINAM DOCUMENTO PARA PARCERIA NO DESENVOLVIMENTO DE VACINA, DIZ ASSESSORIA

Memorando de entendimento foi assinado na tarde desta quarta-feira (12). Governo afirma que com isso, no futuro, os dois governos poderão trabalhar juntos.

O Paraná e a Rússia assinaram um documento para o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus Sputnik V na tarde desta quarta-feira (12).

De acordo com a assessoria do Governo do Paraná, com esse memorando de entendimento, no futuro, os dois governos poderão, talvez, trabalhar juntos no desenvolvimento dos testes, e quem sabe, na produção da vacina.

Os termos gerais do acordo foram firmados durante uma reunião por videoconferência com o governador Ratinho Júnior (PSD), representantes do governo do Paraná, Ministério da Saúde, Anvisa e embaixada da Rússia.

A partir de agora, será criado um grupo de trabalho para que a Rússia compartilhe com o Governo do Paraná e com o governo federal os resultados das fases um e dois dos estudos da vacina. A previsão é de que a fase número três – quando um número maior de pessoas recebem a vacina – ocorra no estado.

Segundo o Governo do Paraná, o próximo passo será negociar a transferência da tecnologia para a produção e distribuição.

O governo não descarta a possibilidade de importar a vacina russa e não produzi-la, caso a eficácia não seja comprovada.

O pedido de análise ou de autorização de pesquisas ou testes ainda não foi feito à Anvisa.

Fonte: G1 RPC