Sociedade

Matrículas para 2020 na rede estadual iniciam em 14 de outubro e poderão ser feitas on-line

As matrículas escolares para o ano letivo 2020 poderão ser feita por modo on-line ou presencial. Esta é a principal novidade no novo processo de confirmação de vaga para estudantes da rede estadual de ensino. Para os aproximadamente 27 mil estudantes que já frequentam estabelecimentos estaduais, seja no Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Formação de Docentes, a rematrícula inicia em 14 e vai até 25 de outubro. Já os alunos direcionados para o 6º ano do Fundamental e 1ª série do Médio confirmarão a matrícula a partir de 28 de outubro até 1o de novembro. 
A confirmação de vaga on-line deverá ser realizada pelo responsável legal, ou por estudante maior de 18 anos, acessando a “Área do Aluno” no endereço www.areadoaluno.seed.pr.gov.br. Será preciso informar o CPF e o número de celular cadastrados no Sistema Escola WEB para que um código de validação de acesso seja enviado por SMS. 
Caso o responsável legal ou o estudante maior de 18 anos não consiga acessar o ambiente da Área do Aluno ou verifique incoerência nos dados cadastrais, deverá dirigir-se até a instituição de ensino onde o estudante encontra-se matriculado, a fim de verificar as informações contidas no Cadastro do Aluno no Sistema Escola Web, atualizando-as, se necessário. Aqueles que não tiverem acesso à internet poderão procurar as escolas para efetuar a matrícula.
A introdução da matrícula on-line acompanha o processo de informatização da gestão da Educação no Estado, que implantou nos últimos anos registro de classe on-line (RCO), desenvolveu os aplicativos Escola Paraná para docentes e discentes.
“Essas datas são de extrema importância uma vez que as aulas serão distribuídas para os professores já em dezembro, para que em 2020 as aulas comecem com antecedência, no dia 5 de fevereiro, já com a escola organizada. Se há dúvida, se é preciso algum esclarecimento, que os pais procurem as escolas para efetuar as matrículas o quanto antes, dentro deste cronograma”, ressaltou a chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Lurdinha Bertani.

ESCOLA DE PREFERÊNCIA
Outra novidade neste novo processo de matrículas é a possibilidade de solicitar vaga em instituição de ensino de preferência. Na “Área do Aluno”, pode-se selecionar até três escolas com opção de turno para cada uma delas. Ao optar pela mudança, vale ressaltar, o responsável ou aluno maior de idade abdica, se for o caso, do transporte escolar gratuito. 
Ao final do processo, um protocolo é gerado com o resumo das opções dos estabelecimentos escolhidos e o resultado será divulgado a partir de 2 de dezembro de 2019. Caso nenhuma das instituições de ensino selecionadas por preferência possua vagas disponíveis no momento da confirmação da matrícula, a solicitação de vaga permanecerá registrada no Cadastro de Espera de Vaga (Ceve) dessas instituições. Vale lembrar que o estudante, conquistando a vaga no estabelecimento de preferência, perde o direito à vaga na instituição de ensino de origem.

CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS

14 a 25/10/2019 – Confirmação de Rematrícula para estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio e ou do Curso de Formação de Docentes.
Confirmação de Rematrícula nas Escolas de Educação Básica, na Modalidade de Educação Especial (estaduais e parceiras) e Centros de Atendimento Educacional Especializados (estaduais e parceiros).
28/10 a 01/11/2019 – Confirmação de vaga para os estudantes direcionados para o 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.
- Confirmação de vaga no 1º ano, nas instituições de ensino da rede pública estadual de educação que ofertam anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Confirmação de vagas de ingresso nas Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial (estaduais e parceiras) e Centros de Atendimento Educacional Especializados (estaduais e parceiros).
A partir de 14/10/2019 – Início do cadastramento para espera de vaga escolar – CEVE para estudantes de todas as séries/anos/modalidades de ensino, egressos e provenientes de outras redes de ensino, de outros municípios (devido à mudança de endereço) ou estados; estudantes que, por algum motivo, desejarem estudar em instituição de ensino diferente daquela em que estiver regularmente matriculado no ano letivo de 2019, ou daquela para a qual foi direcionado para o 6º ano do ensino fundamental ou 1ª série do ensino médio.
04 a 22/11/2019 - Levantamento das vagas internas das séries/anos de continuidade a serem disponibilizadas para as novas matrículas.