Paraná encerra plantio da temporada 2020/21 com 5,2 milhões de hectares de soja

O Paraná está encerrando o plantio de várias culturas dentro da temporada 2020/21, entre elas soja e as primeiras safras

O Paraná está encerrando o plantio de várias culturas dentro da temporada 2020/21, entre elas soja e as primeiras safras de milho, feijão e batata. O Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, produzido pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura do Paraná, referente à semana de 15 a 20 de novembro, detalha as informações sobre essas e outras culturas.

 

Em relação à soja, o documento relata que já foram semeados aproximadamente 5,11 milhões de hectares, o que corresponde a 92% da área estimada. O volume é um pouco inferior à da safra anterior, nesse mesmo período, quando 5,24 milhões de hectares estavam semeados. Das lavouras a campo, 70% estão em condições boas, 27% medianas, e apenas 3% consideradas ruins.

 

A estimativa inicial é de que a produção chegue a 19,4 milhões de toneladas. Em média, 39,9% das áreas plantadas no Paraná já foram vendidas antecipadamente ou serão consumidas nas propriedades.

 

98% do milho

O cultivo do milho da primeira safra já se estende por 98% da área prevista, restando menos de sete mil hectares para serem plantados. Por enquanto, 71% estão em condições consideradas boas, mas, apesar das chuvas observadas na semana, houve um declínio em relação à semana anterior, quando esse volume estava em 74%.

 

95% no feijão

O plantio da primeira safra de feijão, na temporada 2020/21, está bem adiantado no Sul do País e em São Paulo. Na região Centro-Oeste, começa agora. O Paraná já semeou cerca de 95% da área estimada para essa cultura. A maior parte (75%) das lavouras está em desenvolvimento vegetativo, 20% em floração, e 7% na fase de frutificação. A previsão é que, em meados de janeiro, um volume significativo do grão paranaense chegue ao mercado.

 

99% da batata

A primeira safra da batata avançou dois pontos percentuais no plantio nas duas últimas semanas, atingindo agora 99% do total previsto. No entanto, as lavouras também apresentaram uma piora nas condições, basicamente causadas pelo clima. De 86% consideradas boas, agora está em 83%. A expectativa é por chuvas regulares e consistentes para garantir produtividade e qualidade.

 

Fim da colheita

Se o plantio avança em algumas culturas, a colheita do trigo está para ser finalizada no Paraná. Nesta semana, o volume alcançou 99%, restando apenas algumas áreas pontuais. Na próxima semana haverá uma estimativa mais realista sobre a produção, mas deve ficar próxima de 3,1 milhões de toneladas.

Os produtores de mandioca comemoraram as chuvas, ainda que irregulares e localizadas, pois permitiram alguns passos a mais na colheita. Sem condições climáticas ideais, as preferências dos produtores, no entanto, são pelo término do plantio ou o trato cultural para as novas lavouras.

O documento também faz uma análise da produção de maçã no mundo, Brasil e no Paraná. Terceira fruta mais produzida mundialmente, tem na China o maior produtor, com 45,5% do volume de 86,1 milhões de toneladas.

No Brasil, é a quinta fruta em volume colhido (1,2 milhão de toneladas). O Paraná ocupa a terceira colocação com 28,4 mil toneladas no ano passado, quase metade dela concentrada na região de Curitiba. Na região de Palmas, os produtores devem colher uma boa safra.

 

Fonte Radio Clube Realeza