PARANÁ VAI PRODUZIR VACINA RUSSA CONTRA A COVID

O Governo do Paraná vai assinar na quarta-feira (12) um convênio com a Rússia para fabricação da vacina Sputnik V

O Governo do Paraná vai assinar na quarta-feira (12) um convênio com a Rússia para fabricação da vacina Sputnik V no Brasil.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (11) que o país tornou-se o primeiro do mundo a dar aprovação regulatória para uma vacina contra a Covid-19 depois de menos de dois meses de testes em humanos, uma medida exaltada por Moscou como prova de sua coragem científica.

O acordo entre a Rússia e o Paraná será assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e pelo embaixador da Rússia no Brasil, Andrei Petrov. O acordo prevê que o Paraná poderá testar, produzir e distribuir a vacina da Rússia.

Após o pacto, o Governo do Paraná pretende compartilhar o protocolo russo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que a agência libere todas essas etapas.

A vacina Sputnik V foi desenvolvida pela estatal russa Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, em Moscou, em conjunto com o Ministério da Defesa da Rússia.

A vacina foi anunciada após menos de dois meses de ser testada em humanos. As autoridades russas disseram que têm planos de iniciar uma vacinação em massa em outubro.

Fonte PP News