Polícia Científica capacita chefias de unidades do Paraná

A capacitação teve carga horária de 30 horas e contou com diversas palestras ligadas à gestão, ministradas de terça a quinta-feira (18 a 20), na sede da Polícia Científica, em Curitiba.

A Polícia Científica do Paraná promoveu nesta semana uma capacitação voltada às chefias das 20 unidades da instituição (18 no Interior e duas na Capital), com intuito de nivelar e unificar os trabalhos, além de integrar os profissionais. A capacitação teve carga horária de 30 horas e contou com diversas palestras ligadas à gestão, ministradas na sede da Polícia Científica, em Curitiba.

Na abertura do evento, o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki, destacou a importância das chefias para manutenção da excelência da instituição. “Uma organização não é feita de prédios, é feita de pessoas, por isso os chefes são o ponto focal de uma instituição organizada e bem alinhada com as demandas da sociedade, e só com capacitação contínua destes profissionais é possível chegar à excelência”, afirmou.

A capacitação foi organizada pela diretora da Academia de Ciências Forenses, Patricia Doubas Cancelier, e também contou com palestras do diretor-geral da Polícia Científica; do diretor do Instituto Médico Legal (IML), André Ribeiro Langowiski; do diretor do Instituto de Criminalística, Mariano Schaffka Netto; além de representantes de alguns departamentos da sede.

O chefe da unidade de Londrina, Luciano Gardano Elias Bucharles, que trabalha na instituição há 27 anos e participou do processo de implantação da sede em Curitiba, avaliou a iniciativa de forma positiva pela qualidade das palestras ministradas e por possibilitar integração entre os chefes.

“Como são muitas unidades a pessoa acaba adaptando algumas soluções do jeito que acha mais correto fazer. Por isso, foi importante essa troca de conhecimento e de como podemos resolver determinado assunto, de maneira uniforme, assim temos a convicção de que o que está sendo feito em uma unidade é o que está sendo feito nas demais”, afirmou.

De acordo com Patricia Doubas Cancelier, o curso teve como objetivo capacitar os peritos oficiais que atualmente são chefes das unidades da Polícia Científica. “A ação pretende trabalhar a uniformização dos processos de gestão na instituição. Por isso, a Academia de Ciências Forenses tem realizado capacitações continuadas em prol da excelência do trabalho feito pela instituição no estado”, explicou.

Durante os três dias de capacitação foram abordados temas ligados a diversos departamentos da Polícia Científica com foco em gestão, entre eles processos de Recursos Humanos (alterações, jornadas de trabalho), Financeiro, Patrimônio, Contratos, Compras, Obras e outros. Além disso, houve algumas palestras técnicas que envolvem o encaminhamento de materiais coletados, exames de toxicologia e também entrega e instrução do detector de metal (CSI Pro).

Para a chefe da unidade de Maringá, Maria Cecilia Begnossi, a capacitação era muito aguardada. “Foram abordados diversos temas administrativos que lidamos no dia a dia e precisamos ter conhecimento para gerir. Foi um curso bem completo, porque também conseguimos conversar e sanar dúvidas entre nós colegas e com os gestores da instituição, que estão bem acessíveis”, disse.

Segundo o chefe da unidade de Pato Branco, Patrick Alysson de Souza e Silva, essas informações também serão repassadas aos demais servidores das unidades para que trabalhem no mesmo sentido normativo, e assim conseguir resolver os problemas da maneira mais adequada. “Espero que esse seja só o primeiro curso, e que seja mantido esse formato, para trazer mais inovações e novidades para que nós, no Interior, tenhamos ciência e atualização do que está acontecendo”, ressaltou Patrick.