Produção de tilápia no Paraná dobra em quatro anos, aponta levantamento

A produção de tilápia no Paraná dobrou em quatro anos, segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura. Em 2015, o

A produção de tilápia no Paraná dobrou em quatro anos, segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura. Em 2015, o estado produziu cerca de 70 mil toneladas do peixe. Já em 2019, que é o dado mais recente, foram 146 mil toneladas.

O Paraná é o maior produtor de tilápia do Brasil. A maior parte da produção está concentrada em cidades que ficam na região oeste do estado.

Ademir Effeting é um dos produtores da região. Ele mora em Cafelândia e conta que teve que expandir o açude para aumentar produção.

A produção de Ademir é entregue para uma cooperativa que tem frigoríficos em Toledo e Nova Aurora. As empresas abatem 165 mil peixes por dia. Recentemente, a cooperativa começou a exportar a tilápia para os Estados Unidos. São 3,5 toneladas por mês com destino a Miami.

Dos 220 cooperados, apenas alguns conseguem exportar para o mercado internacional. Isso acontece por causa do nível de exigência, a maior delas é que o peixe deve ter 900 gramas.