Tornado deixa quatro mortos e dezenas de feridos em Rio Bonito do Iguaçu

Um tornado devastou Rio Bonito do Iguaçu, destruindo 80% da cidade e resultando em quatro mortes no final da tarde

Um tornado devastou Rio Bonito do Iguaçu, destruindo 80% da cidade e resultando em quatro mortes no final da tarde desta sexta-feira (07). Dezenas de pessoas ficaram feridas e hospitais estão lotados com vítimas sendo atendidas em Laranjeiras do Sul. O governo estadual emitiu alertas e monitora a situação.

Segundo o prefeito Sezar Augusto Bovino, as vítimas estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, num mutirão de médicos de diferentes localidades da região.

— Há muitos feridos com a cabeça machucada. Fora dos hospitais, temos pelo menos três equipes de médicos e enfermeiros percorrendo a cidade para ver se há pessoas presas sob os escombros, afirmou o prefeito.

O prefeito também afirmou que o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com ele se colando à disposição para ajudar na cidade.

Já o governo do Paraná disse, em nota, que está “totalmente mobilizado e acompanhando com atenção as chuvas desta sexta-feira e o impacto dela nas cidades do estado.Simepar confirma tornado

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a ocorrência que causou grande destruição no município de Rio Bonito do Iguaçu no fim da tarde desta sexta-feira (07)

“Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito de Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade. Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e inclusive de casas de alvenaria. A classificação do tornado foi baseada na análise dos danos e também nas imagens do radar meteorológico do Simepar”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Dentro da escala Fujita, relacionada à intensidade dos ventos e aos danos associados ao fenômeno, o tornado foi classificado preliminarmente com o índice F2 – o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Porém, existem fortes indícios de que o tornado pode, em alguns pontos da cidade, ter ultrapassado os 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3.

“Vamos continuar monitorando, analisando as imagens das fotos, imagens aéreas, em conjunto com a Defesa Civil, e se for o caso poderemos reclassificar a intensidade do fenômeno, pois foi extremamente severo”, ressalta Kneib. (PP NEWS).