Alunos de Rio Bonito do Iguaçu visitam a Assembleia Legislativa

Alunos e professores do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Iraci Salete Strosak, do assentamento Mario Freire e da

Alunos e professores do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Iraci Salete Strosak, do assentamento Mario Freire e da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, do acampamento Herdeiros da Terra, de Rio Bonito do Iguaçu, visitaram na manhã desta segunda-feira (3) a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O grupo, com cerca de 30 alunos e 13 professores, conheceu de perto o funcionamento do Parlamento Estadual e os espaços onde acontecem as audiências públicas, sessões solenes e reuniões de comissões.

A atividade faz parte de um projeto idealizado pela professora de História e Geografia Jéssica Aparecida de Ávila Follmann, que busca aproximar os alunos da política e dos processos democráticos.

“Eles estão impressionados com o que estão vendo. Em muitas famílias, a discussão política ainda é centralizada na figura do pai. É importante que os estudantes tenham essa vivência, compreendam como ocorrem as votações, qual é o papel dos deputados e como se dão as disputas de poder”, explicou a professora.

Os alunos foram recebidos pela líder do Bloco PT-PDT, deputada estadual Luciana Rafagnin, e pelo vice-líder da Oposição, deputado estadual Professor Lemos (PT).

“Fico muito feliz em poder mostrar o dia a dia da Assembleia para os alunos do campo. É muito importante essa troca, esse diálogo com a juventude do campo, que tem um papel fundamental na construção do futuro do nosso estado”, afirmou a deputada Luciana Rafagnin (PT).

Durante a visita, a estudante Eduarda Gabrielli Galli, do ensino médio, acompanhou atentamente todas as explicações com o apoio da intérprete de Libras Iraci Rukaber, que auxiliou na tradução em língua de sinais.

As alunas Yndiara da Silva Baumer e Raquel Rodrigues, também do ensino médio da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, destacaram a importância de conhecer de perto o espaço onde as decisões que afetam o estado são debatidas e aprovadas.

O diretor Rudson Luiz Ladislau, que acompanhou o grupo, avaliou a experiência como marcante para toda a comunidade escolar. “Foi uma experiência única para nossos alunos e professores. Eles puderam vivenciar na prática como funciona o trabalho parlamentar e entender melhor o papel da política na sociedade”, afirmou.

Também acompanharam a visita o vereador de Rio Bonitodo Iguaçu, Teles, e a assessora da deputada Luciana Rafagnin na região Sudoeste, Sandra Gnoatto.(ALEP).