Assembleia entrega título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário Helinho Pimentel
Solenidade ocorre na segunda-feira (8), às 19 horas, no Plenário da Casa de Leis, por iniciativa da Comissão Executiva do
Solenidade ocorre na segunda-feira (8), às 19 horas, no Plenário da Casa de Leis, por iniciativa da Comissão Executiva do Parlamento.
O empresário Hélio Pimentel Filho recebe, na segunda-feira (8), na Assembleia Legislativa do Paraná, o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A solenidade, às 19 horas, será realizada no Plenário da Casa de Leis e é proposta pela Comissão Executiva da Assembleia.
“Helinho Pimentel recebe uma justa homenagem da Assembleia Legislativa, em nome do povo paranaense, por uma trajetória de vida marcada pelo incentivo à cultura. É um visionário que transformou a forma como Curitiba vive a música e os grandes espetáculos”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD). Para ele, ninguém melhor que Helinho para gerir o complexo do Parque Jaime Lerner — que reúne a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame — e que se transformou em um espaço reconhecido nacionalmente pelas artes. “O título de Cidadão Benemérito é um reconhecimento público a uma pessoa que soube unir talento, criatividade e profissionalismo para transformar Curitiba em uma verdadeira cidade-palco”, disse.
Para o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Gugu Bueno (PSD), reconhecer o trabalho de quem dedica a vida a servir o Paraná é uma das maiores honras do Parlamento. “A outorga do título de Cidadão Benemérito ao Hélio Pimentel Filho celebra compromisso, trajetória e contribuição real para o nosso Estado. É uma forma de reafirmarmos a importância de valorizar pessoas que ajudam a construir um Paraná mais forte e melhor para todos”, afirmou.
Já para a segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), a homenagem reconhece o trabalho de um dos principais incentivadores da cultura no Paraná. “Helinho Pimentel produz cultura de qualidade e inovação há décadas. O título de Cidadão Benemérito é um gesto de gratidão e reconhecimento pelas contribuições dele para a cultura e para a geração de emprego e renda em Curitiba e no Paraná”, afirmou. A homenagem está prevista na Lei 22.730/2025, assinada pela Comissão Executiva da Assembleia.
Trajetória
Comunicador, radialista, produtor, gestor e visionário de projetos, Helinho — como é popularmente conhecido — acumula mais de 40 anos de contribuição direta para o desenvolvimento da música e do entretenimento na capital paranaense. Desde muito jovem, esteve cercado de artistas e intelectuais de vanguarda, como o poeta Paulo Leminski e o urbanista Jaime Lerner. Foi justamente de Lerner que recebeu, no fim da década de 1980, o convite para transformar uma pedreira abandonada em um espaço de grandes espetáculos. Assim nasceu a Pedreira Paulo Leminski, hoje reconhecida como o maior palco fixo a céu aberto da América Latina e referência nacional para turnês de artistas brasileiros e internacionais.
Na mesma década, Helinho fundou a rádio Estação Primeira FM (1986–1995), com uma programação que unia rock alternativo e música brasileira independente. Também esteve à frente de emissoras como a 96 Rock (1997–2003) e a Mundo Livre FM (2008–2013), além de ter sido diretor artístico do Festival Lupaluna (2008–2012), um dos mais relevantes eventos de música alternativa do país.
Com a criação da DC Set PR, Pimentel assumiu, em 2013, a gestão da Pedreira Paulo Leminski e da Ópera de Arame, recolocando Curitiba na rota dos grandes espetáculos. Atualmente, também é CEO do Parque Jaime Lerner, que integra os dois espaços e leva o nome do urbanista e ex-prefeito de Curitiba. Neste ano, coordenou ainda a criação da Rua da Música, intervenção urbanística que conecta a Pedreira à Ópera de Arame e abriga operações gastronômicas, espaços infantis temáticos e atividades culturais permanentes, em projeto desenvolvido em parceria com Cicão Chies.(ALEP).
