Assembleia Legislativa do Paraná homenageia aviação e Força Aérea Brasileira em Sessão Solene
Proposta pela deputada Flávia Francischini (União), solenidade celebrou os Profissionais da aviação pelos serviços prestados à segurança aérea nacional. Os
Proposta pela deputada Flávia Francischini (União), solenidade celebrou os Profissionais da aviação pelos serviços prestados à segurança aérea nacional.
Os homens e mulheres que engrandecem a aviação nacional foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná, em evento realizado no Plenarinho da Casa de Leis na manhã desta quinta-feira (30). Proposta pela deputada Flávia Francischini (União), a sessão solene em homenagem à Aviação Brasileira, à Força Aérea Brasileira (FAB) e em comemoração ao Dia do Aviador, ao Dia do Controlador de Tráfego Aéreo e ao aniversário do CINDACTA II ressaltou a importância da dedicação dos militares e civis que garantem a segurança aérea em todo o país.
Além da deputada, participaram da mesa da solenidade o coronel-aviador Regilânio Isaias Aguiar de Melo, comandante do CINDACTA II; o coronel-aviador Marcelo Cavalcante de Sá, subcomandante do CINDACTA II; o coronel Sérgio Augusto Ramos, coordenador do Centro de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP); e o advogado Leandro Almeida Marques, vice-presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB-PR.
“Temos aqui na Assembleia a prerrogativa de poder homenagear todas essas pessoas que são referência e que fazem a diferença no nosso estado e no nosso país. Esses homens e essas mulheres zelam pelos nossos ares, então fico muito feliz por realizar esta homenagem a todos eles”, afirmou a deputada.
A sessão solene celebrou algumas datas importantes para a aviação. No último dia 20 foi comemorado o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. Já em 23 de outubro houve a dupla celebração do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira. Além disso, o próximo sábado (1º) marca o 43º aniversário do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), localizado em Curitiba.
“A aviação brasileira é vital para a defesa nacional, para a integração do território e para o desenvolvimento econômico, social e humano. Ela transporta vidas, esperança e progresso. Conecta pessoas e regiões e salva vidas em operações médicas e humanitárias. Homenagear a aviação brasileira é, acima de tudo, reconhecer o trabalho silencioso e essencial daqueles que dedicam suas vidas a garantir que nossos céus sejam seguros”, complementou a deputada.
Um dos homenageados na sessão solene, o comandante do CINDACTA II destacou a importância desse reconhecimento e o papel do órgão na garantia da segurança aérea.
“A Força Aérea Brasileira está presente no Paraná desde a sua criação, em 1941, e para nós é um privilégio essa homenagem feita pela Casa do Povo do Estado do Paraná. O CINDACTA II é sediado em Curitiba e faz o controle do tráfego aéreo de aproximadamente 30% do país, englobando os estados da Região Sul, o Mato Grosso do Sul e partes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de fazer fronteira com quatro países. Nós realizamos o controle do tráfego aéreo e a defesa aérea de todas essas fronteiras e, com isso, cuidamos também da soberania nacional em nossa área de abrangência”, explicou o coronel Aguiar.
Ao final da solenidade, os profissionais presentes foram homenageados, recebendo menção honrosa das mãos da deputada Flávia Francischini, em reconhecimento à dedicação e ao trabalho realizado em prol da aviação brasileira.(ALEP).
