Assembleia Legislativa do Paraná homenageia servidores responsáveis pela marca de 100% de transparência
Mais de 30 profissionais foram condecorados pela atuação que levou o Parlamento a atingir o índice máximo do PNTP. Garantir
Mais de 30 profissionais foram condecorados pela atuação que levou o Parlamento a atingir o índice máximo do PNTP.
Garantir 100% de transparência na atuação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), levando aos cidadãos informação clara e acessível, é um esforço árduo que mobiliza todos os servidores da Casa de Leis. Como reconhecimento, a Comissão Executiva realizou uma homenagem na manhã desta quarta-feira (10) a mais de 30 profissionais que capitaneiam esse trabalho no Parlamento. A condecoração ocorreu no Plenário.
A marca máxima foi certificada no último dia 4 pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A Alep é o único Parlamento estadual que atingiu índice de 100% em 2025, o que significa o cumprimento de todas as exigências da iniciativa. A conquista resultou na concessão, pelo segundo ano consecutivo, do Selo Diamante – apenas sete Casas de Leis realizaram o mesmo feito, reservado para as instituições que cumprem mais de 95% dos requisitos.
O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), relembrou que a conquista é resultado de um trabalho intensificado desde 2023, quando o Parlamento passou a ter sua transparência certificada pela Atricon. Em apenas dois anos, a Alep saltou de um índice de 59,10% para o patamar máximo. “Não merecemos aplauso, é nossa obrigação. O compromisso de quem administra é de dar transparência e publicidade. Além de ser a mais transparente do Brasil, a Assembleia é a única que devolve quase 50% do seu orçamento”.
“Nada disso seria possível sem o empenho diário dos nossos servidores: diretores, equipes técnicas, servidores de cada setor, todos comprometidos com o mesmo propósito. Essa homenagem é o reconhecimento de um trabalho sério, responsável e que transformou a Assembleia em referência nacional em transparência e gestão pública”, reconheceu o deputado Gugu Bueno (PSD), 1º secretário.
“É um orgulho para nós sermos a única Assembleia Legislativa com 100% de transparência. Minha total admiração pelo trabalho e dedicação de vocês, que sei que foi intenso”, ressaltou a deputada Maria Victoria (PP), 2ª secretária.
Esforço diário
Dinorah Botto Portugal, coordenadora-geral da Controladoria Interna da Alep, pontuou que a adequação da Alep aos 132 critérios e 512 itens exigidos pelo PNTP é avaliada criteriosamente em três etapas: além da análise da própria Assembleia Legislativa, há ratificação pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e por uma terceira Corte de Contas, esta sorteada pela Atricon. “Para nós, foi uma honra saber que a Casa da Democracia, de todas as pessoas da sociedade paranaense, disponibiliza todas as informações”.
A realização das adequações necessárias no Portal da Transparência da Alep, aspecto central observado pelo PNTP, é executada principalmente pela Diretoria de Tecnologia da Informação. “Foi um trabalho muito gratificante. Nossa área colocou todas as informações no ar; o Portal da Transparência é um organismo vivo dentro da DTI, que exige manutenção e atualização continuamente“, frisou o diretor Carlos Luiz de Albuquerque Maranhão.
Desde 2024, quando o Parlamento alcançou índice de 95,32% em transparência, a DTI promoveu uma série de melhorias no Portal da Transparência da Alep. Dentre elas, a disponibilização de arquivos filtráveis e editáveis, de recursos de acessibilidade e a ampliação do acesso às informações por meio da API de Dados Abertos, que permite que pessoas e entidades utilizem ferramentas digitais próprias para examinar e interpretar informações relacionadas ao Parlamento.
Os canais de comunicação da Casa de Leis prestam outro suporte ao controle público sobre a atuação do Parlamento. “Temos o trabalho de transformar em informação tudo o que acontece na Alep – todas as sessões, projetos de lei, homenagens e audiências públicas. Tudo é noticiado pela TV, site, redes sociais e boletins de rádio para a imprensa do Estado inteiro. São mais de 1 mil veículos que fazem uso das nossas informações. Isso sim dá transparência ao cidadão”, frisou o coordenador de Comunicação, Roger Pereira. Ele também destacou a promoção de cursos, por parte da Diretoria, que explicam o uso do Portal da Transparência a jornalistas.
“O trabalho não para, ele continua o ano inteiro”, complementou a coordenadora de Transparência da Alep, Yara Maranhão. “A meta para o ano que vem, além de permanecer em 100%, é melhorar ainda mais o site para que a população tenha mais acesso”, adiantou a gestora. Atualmente, a Casa de Leis está realizando a tradução do Portal da Transparência da Assembleia para uma linguagem simples, abandonando termos jurídicos e burocráticos.
“A responsabilidade somente aumentou. Podem ter certeza de que a gente vai buscar muito mais quanto à transparência e a qualquer outro tema de interesse público que diz respeito à sociedade paranaense“, complementou o procurador-geral, Fernando Paulo da Silva Maciel Filho.
Homenagens
Ao todo, 31 profissionais foram homenageados, entre diretores, coordenadores e servidores. Da Diretoria Administrativa, foram reconhecidos Roberto Costa Curta, diretor administrativo, e Guilherme Ferraz Lewin. Da Procuradoria-Geral, recebeu homenagem Fernando Paulo da Silva Maciel Filho, procurador-geral.
Já na Controladoria-Geral, foram condecorados Fernanda Silva Abdusch Santos, controladora-geral; Dinorah Botto Portugal; Tiago Augusto Alves Galliano Daros; e Yara Lourenço de Oliveira Schmeil Maranhão.
Também foram condecorados Grudian Marcelo Loureiro de Lima, diretor de Apoio Técnico, e, na Diretoria de Tecnologia da Informação, Carlos Luiz de Albuquerque Maranhão, diretor, ao lado de Aryon Hamilton Brunetti Cordeiro Neto, Guilherme Masahiro Iwamoto Scarduelli, Julia Piza de Mello Campos, Marcelo Sirvas Plata e Wesley Prestes Pereira.
Foram homenageados ainda, na Diretoria-Geral, Patricia Cristina Matuchewski; e, na Diretoria de Comunicação, o coordenador Roger Azevedo Costa Pereira. Pela Diretoria Financeira, recebeu destaque Camila Fittante.
Na Diretoria Legislativa, foram reconhecidos Alessandra Silva Eleutério, Carlos Eduardo de Freitas, Denise Barbosa Vasconcelos, Fabio José Brante, Julia Meneghetti Chiamenti, Nayana Cristina Urnau, Paola Rafaella Zequinão e Ronaldo Moselli, profissionais que atuam diretamente no suporte às atividades parlamentares.
Também receberam homenagem, pela Diretoria de Apoio ao Plenário, Leticia Sanches Banik, e, pela Diretoria de Apoio Técnico, Eduardo Henrique Xavier da Silva. Da Ouvidoria, foi agraciado Yago Gabriel de Carvalho Inacio, pelo trabalho prestado no atendimento à população.
Foram destacados ainda Mauricio Slompo, da Diretoria de Contabilidade e Orçamento, e Rodrigo Ribas, representante da Comissão de Proteção de Dados Pessoais e da Diretoria de Pessoal, fechando a lista de profissionais reconhecidos pela dedicação e contribuição ao serviço público.(ALEP).
