A Assembleia Legislativa do Paraná, por iniciativa do deputado Fabio Oliveira (Podemos), homenageou a Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança (APES) pelos 51 anos de criação da entidade de classe. Fundada em 14 de outubro de 1974, a associação conta com 230 integrantes e atua na capacitação e atualização profissional, promovendo cursos, eventos, seminários, congressos e conferências voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao bem-estar dos trabalhadores.
Durante a solenidade, que aconteceu no Salão Nobre da Casa de Leis, o deputado ressaltou a importância dos engenheiros de segurança para garantir as condições ideais de trabalho em diversas áreas, contribuindo para o progresso do Paraná.
“Quando a gente fala de trabalho de uma maneira em geral, e aquilo que nós temos defendido aqui na Assembleia Legislativa, que é o setor produtivo, uma das primeiras coisas que a gente pensa sempre é a questão da produtividade ou da diminuição do custo de produção. E às vezes a gente esquece de algo essencial para quem está desenvolvendo isso no dia a dia no Paraná, que são todos os paranaenses, que é a segurança. Então, quando nós pensamos em fazer essa homenagem à APES, nesses 51 anos que eles estão comemorando agora, estamos querendo enaltecer também essa parte tão importante quando você produz riqueza, que é também trabalhar com segurança”, afirma Oliveira.
O deputado destaca o papel desses profissionais em diversos setores da economia paranaense. “Esse trabalho é essencial, não só para a parte da engenharia civil, que é o primeiro exemplo que vem na nossa cabeça, mas em todas as engenharias. O agrônomo também é um engenheiro, nós temos engenheiros eletricistas, uma gama de engenharias e técnicos também, que nós estamos homenageando nesse evento”.
Proteção à vida das pessoas é a missão da associação
Ao receber a homenagem, o presidente da APES, Jucélio Marcos Joly, falou sobre a importância da associação para garantir as condições de segurança para os trabalhadores paranaenses. “A gente tem por missão proteger a vida das pessoas. O nosso maior desafio é que as entidades e as empresas entendam que saúde e segurança não é custo, é valor. Fazer as pessoas voltarem para casa melhores que elas saíram, essa é uma missão da segurança do trabalho. A gente precisa respeitar as normas, nós temos uma legislação vigente e a gente precisa fazer que ela seja cumprida. Estamos prontos e comprometidos para ajudar a sociedade, as entidades e as empresas para que elas busquem sempre melhorar as condições de trabalho das pessoas”, afirma.(ALEP).