Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em homenagem aos profissionais da saúde que atuam no atendimento à população

Evento destacou a relevância do trabalho técnico e humano realizado por equipes que atuam em serviços essenciais em todas as

Evento destacou a relevância do trabalho técnico e humano realizado por equipes que atuam em serviços essenciais em todas as regiões do estado.

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (11), uma sessão solene para homenagear os profissionais da área da saúde que atendem com atenção e dedicação a população paranaense. Proposta pelo deputado Samuel Dantas (SD), a cerimônia lotou o plenário e as galerias da Casa de Leis, reforçando a importância da homenagem prestada a esses profissionais que dedicam suas vidas a cuidar do próximo.

“Hoje é um dia muito especial, um dia para homenagear os enfermeiros, os socorristas, os médicos, aqueles que fazem tanto pela sociedade. Algumas das missões mais importantes, mais nobres, que eu carrego comigo são as de aprimorar a sociedade nas áreas da saúde, da segurança e da educação. Então, nada melhor do que homenagearmos, em nome da Assembleia Legislativa, juntamente com o presidente da Casa, Alexandre Curi, esses profissionais tão importantes para o nosso estado. São eles que salvam vidas e cuidam da população paranaense”, ressalta o deputado.

Um dos homenageados com a menção honrosa pelos bons serviços prestados foi o Dr. José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná. Cirurgião vascular com quase 50 anos de experiência, o médico agradeceu em nome de todos os profissionais da saúde.

“O deputado Samuel Dantas foi muito feliz ao homenagear os profissionais de saúde como um todo. O segmento é multidisciplinar, multifatorial, e essa cadeia de atendimento à população é muito importante. Neste minuto, neste segundo, muitas pessoas estão chegando ao pronto-socorro, estão em leitos hospitalares ou em ambulatórios do SUS, nas UPAs, sendo atendidas com dor, com febre, com diversas questões. E sempre há um profissional de saúde — uma enfermeira, um técnico de enfermagem, atendentes, médicos, estudantes de medicina em estágio. Todo esse pessoal faz com que o sistema funcione”, afirma.

Macedo destacou ainda os avanços na área da saúde e a dedicação das novas gerações, que mantêm vivo o legado dos pioneiros do setor.

“Sempre é bom ser reconhecido pela população, pelos seus pares, pela sociedade como um todo. Fico feliz, não para ser homenageado individualmente. Faço parte desse sistema há muitos anos, mas esse pessoal mais jovem também merece esse reconhecimento. Temos profissionais que estão buscando cada vez mais se atualizar, fazer educação médica continuada, porque a tecnologia chegou, está aí, e é preciso estar preparado. Então, parabéns a todos que receberam esta homenagem”, complementa.

Também compuseram a mesa da sessão solene: Gilberto Giacoia, procurador emérito do Ministério Público do Paraná; Fábio Motta, vice-diretor de Qualidade e Pesquisa Clínica do Hospital Pequeno Príncipe; Thaís Aparecida Xavier, perita oficial da Polícia Científica do Paraná; Mozarth Matheus Silvino do Nascimento, médico psiquiatra; José Alaor da Veiga Júnior, médico cardiologista; Marco Sanfelice, coordenador de Projetos do Hospital Universitário Cajuru; Paula Alessandra Garcia Gripp Parralego, proprietária e fisioterapeuta responsável pela rede Vittalice Saúde; Solange Aparecida Leal Padilha Gibrim, presidente da Associação Empresarial de São José dos Pinhais; e o tenente-coronel Darwin Takahiro Shiwaku, subdiretor de Saúde do Hospital da Polícia Militar do Paraná.(ALEP).