Contemporaneidade e cenário de LPs em Curitiba são tema do Arte & Cultura
Programa da Assembleia Legislativa do Paraná recebe Horácio De Bonis, proprietário da Sonic Discos e colecionador há mais de três

Programa da Assembleia Legislativa do Paraná recebe Horácio De Bonis, proprietário da Sonic Discos e colecionador há mais de três décadas. Loja completa dez anos em 2025.
Há dez anos, Horácio De Bonis decidiu abrir novamente uma loja de discos em Curitiba, resgatando um ofício que exerceu na Capital em 1991 e 1998 – interrompido numa época em que o formato decaia. No novo cenário os vinis não só voltaram a ser valorizados, mas também atraíram uma nova legião de adeptos. A trajetória do produtor e empresário é tema da edição desta quinta-feira (21) do Arte & Cultura, programa da Assembleia Legislativa do Paraná.
“Quando comecei, vivíamos a transição do LP para o CD. Em 2015 ocorre o inverso, a transição do CD para a volta do LP. Desde então, o mercado só tem crescido”, conta o colecionador. A qualidade dos discos é um dos motivos que justifica o seu retorno. “É melhor. Se for bem prensado, se o disco for bem cuidado, se você tiver um bom equipamento, ele é superior ao CD”, avalia. Mas Bonis pondera: “eu deveria puxar sardinha para o meu lado. Mas eu também tenho CD. A música está acima de tudo”.
A paixão pela música é outro tema da conversa com a jornalista Paola Manfroi. A vocação o motivou a trocar uma carreira bem-sucedida no mercado de seguros pela venda de vinis. Mesmo quando não era proprietário de uma loja, no hiato entre 1998 e 2015, importava e vendia discos diretamente. Endereço da loja, a Sonic Discos fica na rua Comendador Araújo, no Centro de Curitiba.
Bonis também reflete sobre as transformações da clientela que busca vinis. “Tem os que colecionam um determinado gênero e período, mas o que é muito bacana hoje é que os jovens estão consumindo muito LP. Outra diferença em relação a loja 801 discos [nome do primeiro estabelecimento] nos anos 90, as mulheres representam um percentual muito maior entre os clientes”, destaca o vendedor.
Apesar do sucesso nessa primeira década, a retomada em 2015 foi recheada de desafios. No período, o país enfrentava alta no valor do dólar, o que encarecia as importações. “Nunca é um bom momento para você abrir um negócio porque o Brasil vive em crise”, frisa. No início, a loja instalada em um centro comercial se limitava a um mezanino. Depois de alguns meses, ele a ampliou com a sala comercial do andar inferior. “As pessoas foram descobrindo e mais gente passou a comprar vinil. Com mais lançamentos em vinil, o mercado cresceu, fazendo também crescer a oferta”.
A entrevista também percorre temas como a curadoria exercida pelo empreendedor, bem como a forte presença de jovens estudantes na loja – muito devido à proximidade do estabelecimento a centros de ensino. Bonis compartilhou projetos futuros, como a realização de sessões de audição na loja. O objetivo é permitir que as pessoas conheçam a experiência de ouvir vinil em bons equipamentos.
Onde assistir
O programa é exibido às quintas-feiras, às 13h, na TV Assembleia, no Canal 10.2. A entrevista com Horácio De Bonis também pode ser conferida no canal do YouTube da TV Assembleia do Paraná, a partir do mesmo horário.
Gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, o Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil.
A cada semana, a atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. (ALEP).