Deputada Maria Victoria (PP) participa da inauguração da Ala de Genética e Doenças Raras do Hospital da Criança de Maringá

Na ocasião, a 2ª secretária da Assembleia Legislativa destacou que obra foi inaugurada com três anos de antecedência A deputada

Na ocasião, a 2ª secretária da Assembleia Legislativa destacou que obra foi inaugurada com três anos de antecedência

A deputada estadual Maria Victoria (PP) participou da inauguração do Ambulatório de Genética Médica e Doenças Raras do Hospital da Criança de Maringá. A cerimônia, nesta quinta-feira (15), foi realizada pela Prefeitura de Maringá, Governo do Paraná, Governo Federal e a Liga Álvaro Bahia Contra Mortalidade Infantil.

Previsto inicialmente para setembro de 2028, o serviço começa a funcionar com três anos de antecedência. Terá estrutura de hospital-dia, com consultas especializadas com médico geneticista, exames genéticos específicos, terapias avançadas e administração de medicações de alto custo fornecidas pelo SUS. O atendimento no local começa na terça-feira (20).

A deputada estadual Maria Victoria disse que a inauguração é um avanço histórico para a saúde pública do Paraná. A parlamentar atua há mais de uma década em defesa dos pacientes e famílias afetadas por doenças raras.

“Graças à boa gestão e ao trabalho em equipe antecipamos em três anos a abertura deste ambulatório que é um marco para Maringá, para a região e para todo o nosso Estado. São profissionais altamente qualificados com foco total no diagnóstico precoce e no tratamento adequado. É mais um passo firme rumo à consolidação do Paraná como referência nacional em políticas públicas voltadas às doenças raras”.

“O Hospital da Criança atende um raio de mais de 4 milhões de pessoas do Noroeste e Norte do Estado, que hoje precisam ir a Curitiba ou até São Paulo em busca de tratamento adequado. Isso representa dignidade, esperança e mais qualidade de vida para os pacientes e suas famílias”, acrescentou a deputada.

“Neste espaço, vamos salvar crianças. Não estamos antecipando em três anos a entrega de um laboratório, mas antecipando a possibilidade do diagnóstico e tratamento adequado das nossas crianças. O laboratório é material, mas essa entrega representa a garantia da oportunidade de cura três anos antes para essas crianças”, afirmou o prefeito Silvio Barros.

“Estamos antecipando as fases de construção para que o hospital atinja seu pleno funcionamento no prazo máximo de 12 meses”, explicou o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

O cirurgião pediátrico Carlos Emanuel Melo, superintendente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil — entidade responsável pela gestão do hospital —, pontuou que esta entrega é mais um passo importante na ampliação dos serviços.

“Gradativamente, o hospital amplia seu rol de especialidades e pode, assim, beneficiar ainda mais crianças e adolescentes da região. Esse avanço contribuirá significativamente para a redução da fila de espera por consultas com médicos geneticistas no SUS, garantindo atendimento mais ágil, qualificado e seguro, com impacto positivo na qualidade de vida e nos desfechos clínicos desses pacientes.”

Atendimento

O médico geneticista do HCM, Arthur Périco, coordenador do novo ambulatório, detalhou que o serviço prestará atendimentos especializados com foco em doenças raras, em sua maioria de origem genética.

“Além da avaliação médica — que inclui anamnese minuciosa e exame físico detalhado —, o hospital oferecerá exames genéticos complementares para aprofundar a investigação e definir o diagnóstico em casos complexos”, enumerou.

Arthur relatou que muitos pacientes enfrentam uma longa jornada até entender o que realmente têm. “Nosso foco é encurtar essa trajetória, oferecendo mais clareza para as famílias e crianças com quadros sugestivos de doenças raras”, acrescentou.

O ambulatório contará com a estrutura de um hospital-dia, apto a administrar medicações de alto custo fornecidas pelo SUS a pacientes com diagnósticos confirmados de condições genéticas raras.

“Esse é apenas o primeiro passo rumo a um objetivo maior: a habilitação do Hospital da Criança de Maringá como Serviço de Referência em Doenças Raras. Esse processo será conduzido ao longo deste ano, com vistas à certificação junto ao Ministério da Saúde”, finalizou.

Hospital da Criança

A deputada Maria Victoria foi a idealizadora do Hospital da Criança, ainda em 2017, durante seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. O projeto contou com apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura de Maringá e Organização Mundial da Família.

Inaugurado em setembro de 2024, o Hospital da Criança de Maringá representa um marco na descentralização da saúde no Paraná. Como único hospital pediátrico do interior do Estado, garante atendimento humanizado e de alta complexidade mais próximo das famílias.

A implantação está sendo realizada em fases, com o objetivo de garantir expansão segura e eficiente dos serviços. Em sua plena capacidade, contará com 148 leitos de internação e 40 leitos de UTI (entre pediátrica e neonatal). Além da ampliação da estrutura física, a unidade incorporará novas especialidades e reforçará sua atuação no cuidado integral à saúde infantil.

Presenças

Também participaram da inauguração o deputado federal Ricardo Barros, a vice-prefeita Sandra Jacovós, a diretora do Hospital da Criança de Maringá, Déa Márcia, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Majô e demais autoridades. (ALEP).