Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende Polícia Científica e novas estruturas da PM em Cornélio Procópio e Bandeirantes
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu na última quinta-feira, 17, no Seminário de Segurança Pública do Norte Pioneiro a

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu na última quinta-feira, 17, no Seminário de Segurança Pública do Norte Pioneiro a implantação de uma unidade da Polícia Científica e a construção da sede do Batalhão da Polícia Militar em Cornélio Procópio e da Companhia Independente em Bandeirantes. “O coronel Hudson Teixeira (secretário de Segurança) é um excelente parceiro do Norte Pioneiro e eu adiantei no seminário que estamos trabalhando firme na implantação de uma unidade da Polícia Científica junto com o IML e a construção da sede do 18º Batalhão da Polícia Militar em Cornélio Procópio”, apontou Romanelli na entrevista ao jornalista José Cordeiro Leite na Rádio Graúna.
O projeto para instalação da polícia científica, segundo Romanelli, está sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública. “Foi uma reivindicação que levamos junto com o ex-prefeito Amin Hannouche (PSD)”, disse. “Outro projeto que está pronto e esperamos a licitação ainda neste segundo semestre é a construção da sede 19º Batalhão da Polícia Militar em Cornélio Procópio. Será um batalhão moderno e o governador Ratinho Junior já confirmou que não faltará recursos para a execução da obra”.
“E a terceira reivindicação, tão importante quanto, é a construção da sede da Companhia da Polícia Militar de Bandeirantes, mas com a transformação em companhia independente. É que assim, um batalhão tem aproximadamente entre 360 e 380 policiais e uma companhia independente, tem a metade deste contingente, na faixa de 180 policiais”, explicou o deputado das três demandas apresentadas no encontro realizado na Uenp.
Aumento do efetivo
Com a implantação de uma companhia independente, adiantou o deputado, a Polícia Militar poderá fazer uma redistribuição geográfica dos policiais militares entre o 18º e o 2º batalhões – este abrange a região de Jacarezinho. “Com a criação da 2ª companhia independente em Bandeirantes, nós podemos ampliar o número de efetivo da PM em toda a mesorregião do Norte Pioneiro”.
Romanelli explicou que o aumento do contingente se faz necessário pela ampliação dos serviços da Polícia Militar e no atendimento à população. “Nós temos os serviços implantados nos últimos anos que trabalhamos muito para conquistá-los: a Patrulha Rural e a Patrulha Maria da Penha em Cornélio Procópio e Bandeirantes.
Desafios
“Nós já temos o BPEC, que é um batalhão especializado justamente na área de atendimento aos estudantes das escolas, temos avanços significativos em todas as áreas da segurança pública. O seminário deixou evidente que o Norte Pioneiro tem índices muito bons em termos de redução de criminalidade”, apontou.
A redução da violência e da criminalidade na região, segundo o deputado, faz parte do trabalho sério e do compromisso das forças policiais e citou a Polícia Militar, Polícia Civil e a Polícia Penal. “Era uma grande reivindicação e hoje quem efetivamente cuida das pessoas que estão privadas de liberdade é o Departamento Penitenciário com a Polícia Penal”.
Romanelli destacou ainda o aumento do número de delegados na Polícia Civil. “Nós temos dois delegados-chefes na região e dois tenentes-coronéis nos comandos do 2º batalhão e do 18º batalhão. É um excelente trabalho de todos porque a área de segurança é sempre um desafio grande, mas nós temos uma situação sob controle”, completou.
Mulher Segura
O seminário do Norte Pioneiro foi o piloto do projeto Missão Paraná que nesta semana segue nas cidades polos das regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste. A proposta, segundo o Coronel Hudson Teixeira, é aproximar o governo das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná.
Em Bandeirantes, Hudson Teixeira detalhou o Programa Mulher Segura voltado à prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. O programa tem como objetivos conscientizar, orientar e prevenir a violência e capacitar agentes públicos para atuarem com mais eficácia em ocorrências.
A Patrulha Rural Comunitária também foi destacada pelo Coronel Hudson reforçando a atenção especial da Secretaria de Segurança Pública às áreas rurais. Seu principal objetivo é fortalecer a parceria entre forças de segurança e produtores rurais, promovendo ações de prevenção, patrulhamento direcionado e resposta rápida a ocorrências. (ALEP).