Deputados realizam 34ª edição da Assembleia Itinerante, em Paranavaí, e recebem demandas da comunidade

Evento foi realizado na IV Fiman, feira internacional de mandiocultura, carro-chefe do agronegócio da região. A Assembleia Legislativa do Paraná

Evento foi realizado na IV Fiman, feira internacional de mandiocultura, carro-chefe do agronegócio da região.

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta quarta-feira (26), a 34ª edição da Assembleia Itinerante, em Paranavaí, no noroeste do Estado. A sessão solene, organizada dentro da IV Fiman (Feira Internacional da Mandioca), foi marcada por homenagens e contou com a presença de autoridades políticas regionais, empresários e representantes do agronegócio. Esta foi a terceira vez que o programa de interiorização do Poder Legislativo Estadual promoveu a interação direta com a comunidade e ouviu as demandas regionais.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), reforçou que a Casa de Leis está de portas abertas para a população e afirmou que todos os parlamentares estão comprometidos em buscar mais investimentos para a região Noroeste.

“Assembleia é a casa do povo do Paraná, e ela deve estar onde o povo está. Viemos aqui para prestar homenagens, mas também para agradecer todo esse desenvolvimento proporcionado pela região e ouvir as reivindicações. Quando cheguei aqui, o prefeito me disse que Paranavaí precisa de uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Nós vamos continuar devolvendo recursos e vamos alinhar com o governador Ratinho Junior e a Secretaria de Saúde do Paraná para trazer essa obra para Paranavaí. Podem contar comigo e com todos os deputados”, afirmou.

Jairo Tamura (PL) agradeceu à Mesa Executiva da Assembleia por promover a interlocução entre o Legislativo e os municípios, além de elogiar a qualidade técnica do evento. O deputado Soldado Adriano José (PP) agradeceu a confiança dos prefeitos da região e destacou a importância da feira como vitrine da mandiocultura para o Paraná. O deputado Luis Corti (PSB) relembrou conquistas recentes da atual gestão, como a proibição da reidratação do leite em pó no Paraná, ação que se tornou referência para o país.

“É uma alegria muito grande estar aqui, na minha cidade e neste grande evento que é a Fiman. Participar de um evento da Assembleia junto com a população que me escolheu na política é muito importante. A interiorização tem nos aproximado da população, o que cria uma memória afetiva”, comentou o deputado Dr. Leônidas (CDN).

O deputado Arilson Chiorato (PT) destacou os investimentos da Itaipu Binacional na região, tanto em infraestrutura quanto em meio ambiente, e citou o projeto da ponte que ligará o Porto São José a Taquarussu, no Mato Grosso do Sul. “Esses são alguns exemplos da união que vivemos, que traz resultados, assim como o curso de medicina para Paranavaí, pelo qual estamos lutando em conjunto com o governo federal.” O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reforçou essa união. “Em paz, todos os municípios avançam. Nunca tivemos tantos recursos para investir e vamos continuar trabalhando para que o Noroeste prospere.”

Maurício Gehlen, prefeito de Paranavaí, afirmou que é uma grande alegria receber a Assembleia e os deputados. “Agradeço por estarem mais uma vez conosco e agora vamos trabalhar para conquistar mais essa UPA para nossa cidade.” Ele também comemorou o crescimento da Fiman a cada edição e as oportunidades proporcionadas pelo evento. “Oportunizamos às famílias do campo tecnologia, cursos e muita informação. Temos representantes de 26 estados e 14 países. Paranavaí tem um olhar futurista e a mandiocultura é fundamental para o desenvolvimento econômico da nossa cidade e da região.”

Ivo Pierin Junior, presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, apresentou dados que demonstram a importância da mandiocultura para o Paraná. “A presença dos deputados aqui mostra o quanto o setor é importante. O Paraná é o segundo produtor de mandioca no Brasil e 70% da fécula nacional é produzida aqui. O pão de queijo, que é mineiro e tradicional, é feito com amido do Paraná. É importante que eles estejam aqui para ver a pujança da mandiocultura”, destacou.

Alex Canziani, secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, parabenizou a Assembleia. “Deputados gostam de falar, mas vejo aqui a capacidade deles ouvirem e transformarem isso em políticas públicas”, enalteceu.

Homenageados

Ao fim do evento, diversas personalidades, empresas e instituições que marcam e marcaram a história de Paranavaí e região receberam menções honrosas dos parlamentares.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, homenageou Guilherme Amorim Silveira, presidente da Associação Brasileira de Apoio e Defesa da Cidadania, do Contribuinte e do Consumidor, e Pompilio Languer Rolin, servidor mais antigo da Câmara Municipal.

O deputado Adriano José homenageou representantes do setor produtivo e comunitário: Bepi Mataruco Alimentos; Claodemir José Grolli; Guido Bankhardt, empresário; João Álvaro Esquivel Silveira, médico-veterinário; João Marques Sobrinho; Liviston Teles Sena; e Paulo Sérgio de Abreu Pierin, empresário.

O deputado Arilson Chiorato reconheceu lideranças sociais, educacionais, políticas e entidades tradicionais da região: Laércio Ribeiro Filho, engenheiro mecânico e ex-prefeito; Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Paranavaí e Região; César Alexandre, professor universitário; Deomira Tereza Augusto, agricultora; Josemar Canassa, advogado; APP-Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública; Ilton Irineu da Silva, liderança comunitária; Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF); Jurandir Alves Contro, empresário e ex-prefeito; e COPAVI, cooperativa agropecuária orgânica.

O deputado licenciado e secretário estadual do Trabalho, Do Carmo (União), homenageou Flávio Aguiar Penteado, agropecuarista e empresário; Humberto José Betti Santana, médico otorrinolaringologista; Kátia Fernandes Vieira, empresária; Nilce Pilonetto, filantropa; Pedro de Oliveira, líder comunitário; Sidineia Caetano, representante do Me Too Brasil; e Sandro Chaires Fuzizaki, empresário.

O deputado Dr. Leônidas homenageou Teruo Kato, ex-deputado estadual, administrador e empresário; Carlos Alberto Cripa, contador; Maria Eunice de Moura Basso, administradora e advogada; Paulo Roberto Mortati, médico ortopedista; Jorge Luiz Pelisson, médico cirurgião-geral; e Guto Costa, jornalista e fotógrafo.

A deputada Flávia Francischini (União) reconheceu o legado de Sonia Solange Casarim, professora e representante da Ninho da Águia, instituição social. O deputado Gilson de Souza homenageou Valéria Regina P. Ferreira Frederico, professora e pastora.

O deputado Jairo Tamura homenageou lideranças religiosas e instituições tradicionais: Antonio Marcos Bonfim, pastor; Helom da Silva de Miranda, pastor e psicólogo; Hirata Produções, empresa do setor fotográfico; José Reinaldo Pereira da Silva, pastor; e Kleber Nascimento de Souza, líder comunitário.

O deputado Luis Corti entregou menções honrosas ao Centro de Apoio ao Autista de Paranavaí e ao Recanto da Terceira Idade São Carlos do Ivaí.

Os homenageados do deputado licenciado e atual secretário da Agricultura do Paraná, Marcio Nunes (PSD), foram Neila de Fátima Luizão Fernandes; Paulo Lopes; Roberta Cinara Gomes; Rogério Henrique Negrão de Albuquerque; e Vilmar Roders.(ALEP).