Expo Motorhome e Circuito Caminhos do Paraná são homenageados pela Assembleia
Evento proposto pela 1ª vice-presidente da Assembleia, deputada Flávia Francischini (União), ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis, em parceria
Evento proposto pela 1ª vice-presidente da Assembleia, deputada Flávia Francischini (União), ocorreu no Plenarinho da Casa de Leis, em parceria com a Adetur Rotas do Pinhão.
Valorizar o turismo sobre rodas, fortalecendo o posicionamento do Paraná como referência nacional no caravanismo e no turismo regional. Esses foram os objetivos da sessão solene realizada nesta segunda-feira (3), no Plenarinho da Assembleia, em homenagem à Expo Motorhome e ao Circuito Caminhos do Paraná.
“O turismo sobre rodas é uma nova forma de conhecer o Paraná, que une liberdade, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Nosso estado é o cenário perfeito para esse movimento”, disse a 1ª vice-presidente da Assembleia, deputada Flávia Francischini (União), proponente do evento em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur) Rotas do Pinhão.
De acordo com ela, esses eventos contribuem para colocar o estado no mapa do turismo nacional, gerando emprego, renda e oportunidades para centenas de famílias. “A Assembleia Legislativa apoia iniciativas que conectam o turismo, a inovação e a economia. O turismo sobre rodas é um exemplo de como o Paraná pode crescer sem perder sua essência e hospitalidade”, afirmou.
Recentemente, a parlamentar participou de um evento em Rio Branco do Sul, onde conheceu o trabalho realizado pelas Instâncias de Governança Regionais (IGRs), grupos que articulam o poder público e as agências de turismo locais. “É um trabalho espetacular. As caravanas chegam às cidades, as prefeituras abrem espaço nas praças, e até as escolas participam. As crianças são convidadas a conhecer o turismo de perto, dentro das caravanas”, contou. “Iniciativas como o Circuito Caminhos do Paraná têm um papel essencial nesse processo, ao integrar cidades, promover o contato com as comunidades e despertar o interesse de crianças e jovens pelo tema”, pontuou.
Setor em crescimento
O diretor da Expo Motorhome e idealizador do Circuito Caminhos do Paraná, Alexandre Rodolfo Boff, destacou o crescimento do campismo e falou da emoção em ser reconhecido pela Casa de Leis. “Sempre trabalhei em prol desse movimento. Participar de um evento como este é algo espetacular e emocionante. É difícil colocar em palavras, porque quem fala é o coração. Estou muito feliz”, afirmou.
Com 58 anos, ele atua em circuitos de campismo pelo Paraná há mais de uma década e, desde então, não consegue mais ficar longe da estrada. “Neste ano, por exemplo, passei apenas um mês e meio em casa. O restante do tempo estive viajando”, contou.
De acordo com ele, o mercado de campismo tem crescido significativamente e vem atraindo cada vez mais empresas interessadas em investir no setor. “O Circuito Caminhos do Paraná é uma grande vitrine para mostrar à população o que é viver sobre rodas, dentro da própria casa. Já percorremos mais de 40 municípios, abrindo as portas dos nossos motorhomes para que as pessoas conheçam esse estilo de vida”, explicou.
O presidente da Adetur, Rafael Folman, falou sobre a importância das Instâncias de Governança Regionais para fomentar esse turismo sobre rodas. “Eles têm feito um trabalho muito bonito para desenvolver e divulgar o turismo no Paraná”, afirmou, ao comentar que as IGRs promovem o desenvolvimento do turismo de forma descentralizada, unindo municípios, representantes do setor privado, sociedade civil e órgãos públicos de uma região.
O presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, ressaltou a importância do atual momento vivido pelo turismo no estado, com o setor passando por um período de fortalecimento. “O turismo do Paraná vive um grande momento, e este evento é fundamental para mostrar tudo o que foi feito. O projeto Caminhos do Paraná é essencial para reafirmar esse novo tempo do turismo e impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor”, afirmou.
Potencialidades turísticas
Com quase uma década de atuação no turismo regional, o representante da Adetur Rotas do Pinhão, Eros Consentino Tozetto, falou sobre a relevância do Circuito, que percorre diversas cidades do estado promovendo o contato direto com as comunidades locais. “O projeto vai além da divulgação do turismo sobre rodas. Ele tem como objetivo despertar o interesse da população pelo turismo em geral. Visita cidade por cidade, conversa com as comunidades, envolve as crianças e mostra o que é o turismo. Quando chegamos a um município, abrimos nossos motorhomes para visitação, mas também buscamos conhecer o que a cidade tem a oferecer — seus atrativos e sua história”, explicou.
Ele ressaltou que um dos desafios identificados é o desconhecimento, especialmente entre os jovens, sobre o potencial turístico das próprias localidades. “Percebemos que muitas crianças ainda não sabem indicar o que há de interessante na sua cidade. Por isso, temos trabalhado junto com as IGRs e os municípios para fortalecer o turismo na escola, incentivando esse conhecimento e valorização”, comentou, ao agradecer o reconhecimento recebido pelo trabalho desenvolvido.
“Ser homenageado por fazer algo que amamos é muito gratificante. Os campistas são pessoas abnegadas, que deixam suas casas para receber outras, e fazem isso com amor. Agradecemos especialmente à vice-presidente Flávia Francischini, que nos acolheu e apoiou essa iniciativa”, concluiu.
Presenças
Também participaram do evento o presidente do Pesqueiro Valle Verde, Edelar Luiz Comparin; o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Vizentin; a presidente da Federação das Instâncias de Governança Regional do Turismo (FEIGTUR-PR), Estela Mara Rosa; Cesar Luis Gonçalves, representando o vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio, Darci Piana; o ex-prefeito de Guaratuba, Roberto Justus; representantes das Instâncias de Governança Regionais e demais convidados.
Expo Motorhome
A Expo Motorhome é a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina. Este ano chega à sua 9ª edição, que acontece de 12 a 16 de novembro, no Expo Trade Pinhais. Para 2025, a feira projeta crescimento de 20% no volume de mercado, ultrapassando R$ 600 milhões em negócios movimentados, e prevê reunir cerca de 200 expositores.
A feira contará com demonstrações e venda de motorhomes, trailers, minitrailers, campers (equipamentos acoplados à caçamba de picapes), veículos de recreação em geral, barracas e acessórios. Também haverá exposição de veículos antigos do Retrô Trailers Brasil, além de motorhomes usados e seminovos à venda.
Circuito Caminhos do Paraná
O Circuito Caminhos do Paraná é um projeto que promove o turismo sobre rodas no estado, organizado pela Expo Motorhome. A iniciativa, que começou este ano, percorre diferentes regiões do Paraná com um comboio de trailers e motorhomes, levando atividades culturais, de conscientização ambiental e de turismo, além de impulsionar a economia local.
O Circuito já realizou quatro etapas, passando por 40 cidades das regiões Noroeste, Campos Gerais, Angra Doce e Rota do Pinhão (Região Metropolitana de Curitiba). A 5ª etapa está programada para dezembro, no Litoral. O objetivo é valorizar o turismo sobre rodas e promover o desenvolvimento econômico das cidades envolvidas.(ALEP).
