ROBÓTICA EDUCACIONAL TRANSFORMA O APRENDIZADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAPANEMA
A robótica nas escolas municipais tem se consolidado como uma ferramenta pedagógica inovadora, promovendo o pensamento computacional, o raciocínio lógico,
A robótica nas escolas municipais tem se consolidado como uma ferramenta pedagógica inovadora, promovendo o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe. Integrada às disciplinas curriculares, como Matemática e Ciências, a robótica proporciona atividades práticas e lúdicas por meio de kits tecnológicos, preparando os alunos para os desafios do século XXI e contribuindo para a redução das desigualdades digitais.
Experiências bem-sucedidas já é realidade em diversos municípios brasileiros, como Curitiba e São Geraldo do Araguaia. Em Capanema, esse avanço educacional também já é uma realidade e com grande aceitação. O projeto vem se destacando dentro das escolas, despertando tanto interesse dos alunos que já disputa com a Educação Física o título de aula mais aguardada da semana.
A Administração Municipal, por meio do prefeito Neivor Kessler, tem incentivado fortemente a implantação da robótica no ambiente escolar, reconhecendo a importância da inovação no ensino. O prefeito também parabeniza a empresa responsável pelo projeto, que vem desempenhando um papel educacional relevante e com excelente aceitação por parte da comunidade escolar.
Para o empresário Ulisses Ricardo Roehrs, o ano de 2025 foi bastante positivo, e a expectativa para 2026 é ainda maior. Pensando em ampliar o alcance do projeto, foi adquirido um laboratório volante de robótica, um verdadeiro ônibus-escola, destinado a atender locais que não dispõem de estrutura física adequada. A iniciativa permitirá levar o ensino tecnológico a mais alunos de Capanema e da região.
Já para o mentor e coordenador do projeto, André Luiz Dengo, o laboratório móvel veio para facilitar o trabalho dos professores monitores e tornar o acesso às aulas ainda mais prático para os estudantes. Segundo ele, a iniciativa teve início ainda no ensino médio do SESI, quando um grupo de amigos passou a desenvolver projetos na área da robótica. O que começou como um experimento educacional hoje se tornou uma fonte de renda e, principalmente, uma ferramenta que fortalece a educação, com destaque especial para Capanema.
A robótica educacional demonstra que investir em inovação é investir no futuro formando alunos mais preparados, críticos e conectados com as novas tecnologias.(ALEP).
