TV Assembleia: cenário de exportações do agronegócio paranaense é discutido no Semeando Informação

Terceira edição do programa recebe representantes do Sistema Ocepar e da Secretaria da Agricultura no Paraná. Com movimentação US$ 13,2

Terceira edição do programa recebe representantes do Sistema Ocepar e da Secretaria da Agricultura no Paraná.

Com movimentação US$ 13,2 bilhões entre janeiro e julho deste ano, o agronegócio do Paraná é líder em exportações entre os estados da região Sul do Brasil e ocupa a 5ª posição no ranking nacional. Discutir as variáveis que o levaram ao posto e as oportunidades de crescimento são temas da edição desta segunda-feira (15) do programa Semeando Informação, da TV Assembleia. Ele vai ao ar às 13h.

Para aprofundar o tema, a jornalista Ana Zimmerman conversa com Carolina Teodoro, coordenadora de Economia e Mercado do Sistema Ocepar, e Marcelo Garrido Moreira, economista e diretor do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura do Paraná. O bate-papo trata das estratégias de produção e logística adotadas pelo Estado, as melhorias e carências em temas como infraestrutura e produção, as razões que explicam a ampliação de exportações de carne, entre outros assuntos.

Aprimoramentos nas espécies cultivadas ajudam a explicar o êxito. “As sementes hoje aguentam mais os problemas climáticos, sendo mais resistentes à seca e ao frio. Isso faz com que a produtividade das lavouras, apesar das quebras nos últimos anos por agressividade do clima, aguente muito mais”, explica Moreira.

Há ainda melhorias na infraestrutura do Estado que ampliam e facilitam o escoamento da produção. Nos últimos anos tivemos muito investimento nos portos e estradas do Paraná, e isso vem fazendo com que a gente, ano a ano, venha batendo recordes de exportação”, destaca Carolina. Ela ilustra também como a presença da industrialização aprimora a economia do setor. “Durante muito tempo exportávamos soja em grão e hoje grande parte dessa exportação já passa por um processo de industrialização, que seria o farelo. E isso traz muito mais renda ao produtor e às empresas”, explica.

O zelo com os cuidados sanitários da produção é outro aspecto que, na visão dos gestores, vem contribuindo para a ampliação dos mercados da carne paranaense. “O Paraná hoje é reconhecido como área livre de febre aftosa e livre de peste suína clássica. Isso auxilia a gente a pleitear aberturas de mercados um pouco mais exigentes”, afirma a coordenadora. “O Chile é o mais recente deles, e tem outros mercados, como é o caso do Japão e da Coreia do Sul, que estão em processo [de abertura]”.

Semeando Informação

O Semeando Informação é uma das cinco novas atrações que passaram a compor a programação da TV Assembleia desde o último dia 27 de agosto, quando a emissora teve sua grade de atrações ampliada e sua identidade visual modernizada. O programa traz conversas sobre agricultura e agronegócio, sendo exibido toda segunda-feira, às 13h, com reprise às 18h.

O programa é gravado no estúdio da Câmara de Vereadores de Curitiba, parceria propiciada por meio de um convênio firmado entre a Assembleia Legislativa do Paraná e o Legislativo municipal. O acordo, que não envolve recursos financeiros, permite que a TV Assembleia utilize a estrutura para a gravação de programas de entrevista. Em contrapartida, a TV Assembleia veicula programetes e boletins produzidos pela equipe de comunicação da Câmara de Vereadores de Curitiba. (ALEP).