Escola de Dança Teatro Guaíra encanta 750 alunos em apresentação em colégio

Com coreografias vibrantes de balé clássico e dança contemporânea, o espetáculo despertou sorrisos, suspiros e, para muitos estudantes, foi o

Com coreografias vibrantes de balé clássico e dança contemporânea, o espetáculo despertou sorrisos, suspiros e, para muitos estudantes, foi o primeiro contato direto com uma produção artística profissional

A quadra da Escola Estadual La Salle, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, se transformou em palco para a arte e a sensibilidade da dança Na tarde desta quarta-feira (14). Cerca de 750 alunos e professores assistiram atentos à apresentação da Escola de Dança Teatro Guaíra, com o grupo de dança da EDTG, que integra o projeto Guaíra para Todos, iniciativa que visa democratizar o acesso à cultura em todo o Paraná.

Com coreografias vibrantes de balé clássico e dança contemporânea, o espetáculo despertou sorrisos, suspiros e, para muitos estudantes, foi o primeiro contato direto com uma produção artística profissional. “Muito legal! Maravilhoso!”, resumiu a empolgação da pequena Maria Eduarda, de 10 anos, acompanhada das amigas Valentina, Inês, Aline e Ana Luiza, todas encantadas com a elasticidade das bailarinas. “Elas foram muito divas. Gostei muito das roupas, da música, tudo combinou. Foi mágico”, disse Valentina, de 11 anos.

A apresentação é a segunda do ano dentro do projeto e faz parte de uma série de 14 espetáculos programados para 2025 nas escolas estaduais do Paraná. Desde sua criação, em 2023, mais de 10 mil estudantes já foram impactados pela iniciativa.

Para a diretora da Escola de Dança Teatro Guaíra, Larissa Pansera, a proposta vai muito além do entretenimento. “Cada escola traz uma experiência diferente, mas todas têm um ponto em comum: a mágica que acontece no momento da apresentação. Esse contato direto com a arte pode ser transformador. Às vezes, é ali, sentadinho na quadra, que uma criança percebe que também pode sonhar com isso”, disse.

Segundo Larissa, dançar fora do ambiente tradicional dos palcos também é um desafio importante para os alunos da EDTG. “É um espaço não convencional, tem barulho, vento, falas no meio, interferências que exigem ainda mais foco dos nossos alunos. Mas é justamente essa troca viva com o público que torna tudo tão especial. É delicioso”, afirmou.

O diretor do Colégio La Salle, José Antonio Buher, destacou o impacto da apresentação na comunidade escolar. “Tem coisas que acontecem na escola que podem mudar uma vida. Tenho certeza de que no coraçãozinho de muitos aqui hoje nasceu uma faísca. Os bailarinos são disseminadores de arte e da cultura, e isso é o que vai salvar o mundo”, disse.

A Escola Estadual La Salle atende estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Muitos dos que assistiram à apresentação nunca haviam ido ao teatro ou visto uma performance de dança ao vivo.

AGENDA – Além das apresentações em escolas estaduais, a Escola de Dança Teatro Guaíra prepara a estreia de um novo espetáculo, que será apresentado nos dias 4, 5 e 6 de julho, no palco do Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), no Teatro Guaíra. A obra conta com coreografias de Rodrigo Leopolldo, bailarino do Balé Teatro Guaíra, e trará à cena reflexões sobre inteligência artificial, exploradas por meio da linguagem da dança.

GUAÍRA PARA TODOS – O programa Guaíra para Todos tem como objetivo democratizar o acesso à cultura no Paraná, levando espetáculos de música, dança e teatro a diferentes regiões do Estado. A iniciativa reúne apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná, do Balé Teatro Guaíra, da G2 Cia. de Dança e da Escola de Dança Teatro Guaíra.

Com foco na inclusão e na formação de novas plateias, o projeto amplia o alcance da produção artística paranaense e rompe com a ideia de que o teatro é um espaço inacessível para grande parte da população. “O Centro Cultural Teatro Guaíra tem a missão de aproximar a cultura de todos os paranaenses, e o projeto Guaíra para Todos cumpre esse papel de forma brilhante, democratizando o acesso às ações culturais”, afirmou Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.