150 espetáculos e apoio inédito do Estado: Curitiba terá a maior programação natalina do Brasil
Com nova marca e o tema “Juntos, o inesquecível acontece”, a temporada de Natal na capital paranaense será aberta no
Curitiba deu a largada para a maior programação natalina e de fim de ano do Brasil, que pela primeira vez vai contar com patrocínio do Governo do Estado em uma das atrações: o Natal da Santos Andrade, no Centro da cidade. O vice-governador Darci Piana acompanhou nesta segunda-feira (27), na Capela Santa Maria, o lançamento do Natal de Curitiba, que neste ano vai ter 44 dias de duração e mais de 150 espetáculos espalhados pela cidade.
Com nova marca e o tema “Juntos, o inesquecível acontece”, a temporada de Natal na capital paranaense será aberta no dia 24 de novembro, com apresentações até 23 de dezembro e a decoração até 6 de janeiro de 2026. O calendário natalino vai contar com atrações promovidas pela Prefeitura, patrocinadores e eventos privados.
“Este Natal será muito especial, porque teremos 150 eventos que vão trazer alegria aos moradores e atrair turistas que vão movimentar o comércio, o setor de serviços e toda a economia da cidade”, disse Piana. “Gostaria de agradecer aos patrocinadores e a todos que estão trabalhando para fazer acontecer o maior Natal do Brasil”.
O vice-governador também ressaltou o reforço que será feito na segurança pública para dar tranquilidade nos festejos. “Por parte do Governo do Estado, vamos dar toda a segurança necessária, para que as famílias aproveitem todas essas festas com tranquilidade”, afirmou.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ressaltou que a previsão é que 2,5 milhões de pessoas, entre moradores e turistas, acompanhem as atividades, injetando R$ 440 milhões na economia da cidade – em 2024, foram R$ 399,9 milhões. “Além disso, 700 atores e artistas serão contratados para participar das 150 atrações gratuitas, que vão fomentar a economia e garantir praticamente o pagamento de um 13° a esses profissionais”, disse.
“Será o maior Natal da nossa história, levando o espírito natalino a toda a cidade, com alegria e união. Curitiba é a Capital do Natal. A cidade se enche de emoção, solidariedade e beleza para celebrar essa união e esse momento tão especial”, ressaltou o prefeito.
ATRAÇÕES – Uma novidade é o Circuito de Natal do Centro, que terá atrações espalhada pela Rua XV de Novembro, praças Santos Andrade e Tiradentes (Catedral), Passeio Público e Largo da Ordem. Pelo circuito, haverá decorações, corredores de luzes, projeções mapeadas, árvores natalinas, roda-gigante, carrossel e muitos shows ao ar livre.
O Governo do Estado é patrocinador do Natal na Praça Santos Andrade, onde vai acontecer a abertura da programação, um mês antes do Natal. O Teatro Guaíra e o prédio histórico da UFPR receberão palcos externos, com espetáculos inéditos: “A Inesquecível Fábrica de Emoções” e “Abrace o Mundo”. O jardim da praça terá decorações e experiências interativas, como um trenzinho elétrico e a Casa do Papai Noel.
Outra atração inédita é o Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, que acontece pela primeira vez no Brasil, no Parque Barigui. Além dos shows ao vivo, que ocorrem de 16 a 23 de dezembro no Centro de Eventos Positivo, a atração terá duas experiências gratuitas: o Parque Mágico com uma árvore de Natal de 35 metros, a maior de toda a temporada natalina, e o Disney+ Open Air, com exibição ao ar livre de conteúdos especiais do serviço de streaming Disney+. A prefeitura vai levar 9 mil crianças das escolas municipais e pessoas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS).
As apresentações no Palácio Avenida, no calçadão da Rua XV, também serão em maior número que nos anos anteriores. Uma das atrações de fim de ano mais famosas do Brasil, o show com o coral de 90 crianças terá seis datas, o dobro do ano passado. Elas acontecem nos dias 5 (ensaio), 6, 7, 12, 13 e 14 de dezembro. Também haverão montagens inéditas no Jardim Botânico e no Parque Tanguá.
As decorações natalinas em toda a cidade serão uma atração à parte. Mais de 40 árvores de Natal poderão ser apreciadas nos parques, memoriais, rotatórias, grandes avenidas, calçadões e outros espaços públicos. Estrelas de Belém, guirlandas gigantes e mantos de luz irão adornar construções históricas do Largo do Ordem e todas as Ruas da Cidadania, nos bairros. Até as estações-tubo e um nostálgico trem Maria Fumaça, circulando por Curitiba, estarão decorados.
A edição 2025 também reforça o espírito solidário do Natal de Curitiba, como a campanha de doação de presentes para crianças e adolescentes acolhidos pela FAS e os cardápios natalinos dos Mesas Solidárias, que oferecerão refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade em dezembro. (AEDN).
