Apoiado pelo Estado, projeto Colombo Vôlei abre inscrições para 150 adolescentes

Ação tem apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte do Paraná (Proesporte) e busca promover a transformação

Ação tem apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte do Paraná (Proesporte) e busca promover a transformação social por meio do esporte. Podem participar adolescentes de 12 a 17 anos, de ambos os sexos, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O Projeto Colombo Vôlei, iniciativa que tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte do Paraná (Proesporte), está com inscrições abertas para a edição de 2026 até o dia 28 de fevereiro. Podem participar 150 adolescentes, de 12 a 17 anos, de ambos os sexos, moradores de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O projeto também conta com incentivo da Copel, apoio institucional da prefeitura do município e da Associação Esportiva Pro Vôlei.

As ações serão realizadas no Ginásio de Esportes Santa Tereza, com treinos duas vezes por semana, em turmas femininas e masculinas em horários distintos. Para participar, os interessados devem estar matriculados em escola pública e comprovar frequência mínima de 75% nas atividades escolares, reforçando o compromisso do projeto com a educação e a formação integral dos jovens.

O coordenador do Proesporte, Otavio Vinicius Taguchi, da Secretaria Estadual do Esporte, explica que o Colombo Vôlei se enquadra na área de esporte para a vida toda e readaptação. “É uma área que prevê a recreação e a introdução à atividade física, seja para crianças, adolescentes ou até mesmo a terceira idade”, diz Taguchi. “Muitas vezes há uma busca maior pela formação e excelência esportiva em nível competitivo, mas projetos como esse têm um papel fundamental na conscientização sobre a importância da prática da atividade física ao longo da vida”, afirma.

Além de oferecer materiais básicos para o desenvolvimento das atividades, o projeto também prevê transporte e inscrições para a participação em campeonatos. “Isso amplia a experiência dos jovens, que passam a compreender a importância do treinamento e da vivência esportiva. E, quem sabe, desse processo também pode surgir um novo atleta”, completa Taguchi.

INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser realizadas diretamente no ginásio, localizado na Rua Bico-de-lacre, s/n, Bairro Arruda, em Colombo, com o professor responsável. A ficha de inscrição deve ser levada para casa e devolvida assinada por um responsável legal. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (41) 98531-4645 ou (41) 98449-6346, ou acessar o site: https://provolei.com.br/.

PROJETO – Idealizado por Paulo Reinaldo, o Projeto Colombo Vôlei busca promover a transformação social por meio do esporte. “O impacto do esporte na vida dos jovens é algo concreto e visível. Vivemos isso na prática: o esporte muda vidas. Temos inúmeros exemplos de atletas que começaram em projetos de voleibol, superaram desafios e encontraram novas perspectivas de futuro. Muitos se tornaram profissionais e hoje inspiram outras gerações”, explica o responsável técnico.

Para a superintendente de Sustentabilidade da Copel, Luisa Nastari, a iniciativa reforça o compromisso social da empresa. “Investir no esporte é investir nas pessoas e no desenvolvimento social. Acreditamos que o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Projetos como o Colombo Vôlei fortalecem a autoestima dos jovens, abrem caminhos de aprendizado e criam oportunidades”, destaca.

PROESPORTE – O programa desenvolvido pela SEES, é uma das principais políticas públicas do Governo do Paraná para o fomento e a democratização do acesso ao esporte, viabilizando projetos que atendem diferentes públicos e regiões do Estado.Pelo programa, contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) podem destinar parte do valor do imposto a recolher para projetos esportivos credenciados pela Secretaria de Estado do Esporte.

O programa encerrou 2025 com números históricos, consolidando-se como um dos maiores programas de incentivo esportivo do Brasil. O Edital nº 06, com valor total de R$ 50 milhões para o biênio 2026/27, registrou 1.845 projetos inscritos, quase o dobro do volume observado no edital anterior. Em comparação, o Edital nº 05, lançado em 2023 e que contemplou projetos em 2024 e 2025, havia recebido 945 inscrições.

Ao final do processo, 263 projetos foram selecionados, ampliando o alcance do programa em diferentes áreas, modalidades e públicos. Outro dado recorde foi o volume de projetos analisados na segunda etapa, de análise técnica e de mérito, que avaliou 1.181 propostas e definiu 965 como aptas, o maior número já registrado na história do Proesporte.(AEDN).