Com 200 vagas, Academia Alfredo Andersen divulga período de inscrição para 2026

Será nos dias 23 e 24 de fevereiro, das 9h30 às 11h45 e das 13h30 às 15h45, com datas distintas

Será nos dias 23 e 24 de fevereiro, das 9h30 às 11h45 e das 13h30 às 15h45, com datas distintas para inscrições em cada curso. Neste ano serão ofertadas 200 vagas para os cursos de Cerâmica Artística Iniciante, Desenho Iniciante, Desenho Urbano/Geométrico iniciante, Estudos de Arte e Curadoria Iniciante, Fotografia, Pintura Iniciante e Roda de Leitura.

A Academia pertencente ao Museu Casa Alfredo Andersen anuncia que o período de matrículas para oficinas gratuitas de Artes Visuais em 2026 será nos dias 23 e 24 de fevereiro, das 9h30 às 11h45 e das 13h30 às 15h45, com datas distintas para inscrições em cada curso. Elas são direcionadas a pessoas a partir de 18 anos e devem ser feitas presencialmente no setor administrativo do Complexo Alfredo Andersen, localizado no prédio do Museu, na Rua Mateus Leme, 336, em Curitiba.

Neste ano serão ofertadas 200 vagas para os cursos de Cerâmica Artística Iniciante, Desenho Iniciante, Desenho Urbano/Geométrico iniciante, Estudos de Arte e Curadoria Iniciante, Fotografia, Pintura Iniciante e Roda de Leitura.

Com o objetivo de preservar o legado de educação do pai da pintura paranaense, o Museu Casa criou a Academia para oferecer gratuitamente ensino de qualidade das Artes Visuais. O espaço, que possui profissionais capacitados, busca nutrir o desenvolvimento artístico e cultural, estabelecendo um vínculo de identidade entre a comunidade e a arte do Estado.

CURSOS – Devido à alta procura, haverá divisão de matrículas por cursos para cada data. No dia 23 (segunda), estarão abertas as inscrições para Pintura, Desenho e Cerâmica Artística. Já no dia 24 (terça), para os cursos de Fotografia, Desenho Urbano/Geométrico, Estudos de Arte e Curadoria e Roda de Leitura. Todos em nível iniciante.

As aulas começam em 2 de março e o período letivo vai até a última semana de junho de 2026. O retorno das aulas acontece na primeira semana de agosto se estendendo até o final de novembro.

ALTERAÇÕES NA ACADEMIA – A partir deste ano, a estrutura da Academia passa por algumas mudanças. As principais são sobre a continuidade dos cursos e o número de vagas abertas. Até então, qualquer pessoa que demonstrasse conhecimento prévio poderia entrar nas turmas intermediárias e avançadas. De 2026 em diante, as turmas serão divididas em iniciante, avançado, processos e poéticas, sendo necessário desenvolver um trabalho de conclusão de curso no último nível.

Em decorrência dessa mudança, as vagas serão abertas apenas para as turmas iniciantes, com o objetivo de possibilitar aos alunos se aperfeiçoarem dentro da Academia, que oferece um ensino único. “Nosso propósito é desenvolver a linguagem poética de cada aluno e aluna que entrar. Para isso, é necessário que entrem nas turmas iniciantes, para conhecer a forma de ensino da Academia Alfredo Andersen e, a partir disso, progredir seus conhecimentos ano após ano”, afirma Luis Gustavo Vidal, atual diretor do MCAA.

Cada etapa terá duração de um ano, sendo necessário que o aluno passe para a próxima etapa a cada dois semestres até concluir o curso. “Aqueles que já possuem conhecimentos prévios e nunca estudaram na Academia podem se inscrever para os cursos iniciantes. O que estamos priorizando agora será a trajetória completa de nossos alunos e alunas”, acrescentou Carlos Neto, do setor pedagógico do MCAA.

COMO FAZER A MATRÍCULA – Para se inscrever, o interessado (a partir de 18 anos) deve comparecer pessoalmente e portar cópia do seu RG e comprovante de endereço. A inscrição é feita por ordem de chegada, não sendo permitida a reserva de vagas por telefone ou e-mail. Haverá distribuição de senhas. Dúvidas podem ser encaminhadas ao email [email protected].

REMATRÍCULAS – Em vista das mudanças na Academia, os alunos e alunas que estiverem matriculados no 1º semestre de 2026 serão rematriculados automaticamente para o 2º semestre do ano, para completarem os níveis, que passam a ser anuais. Por isso, novas matrículas serão reabertas apenas em 2027.

A partir de agora não será permitido um aluno já inscrito no curso, e que teve sua inscrição automática para o próximo nível, se inscrever novamente em turmas iniciantes. Assim, essa matrícula de iniciante será cancelada. O objetivo é dar oportunidade para novas pessoas participarem da Academia.(AEDN).