Feira Paraná em Ação fez mais de 3,2 mil atendimentos em Francisco Alves
Nesta edição, foi possível obter documentos, receber orientação jurídica, se cadastrar em programas sociais e fazer testes voluntários de maternidade

Nesta edição, foi possível obter documentos, receber orientação jurídica, se cadastrar em programas sociais e fazer testes voluntários de maternidade e paternidade, acessar vagas de emprego, tomar vacinas, além de participar de exposições, palestras e programação voltada às crianças.
A feira de serviços Paraná em Ação em Francisco Alves, no Noroeste do Estado, reuniu cerca de 900 moradores e fez 3.245 atendimentos. Realizado entre os dias 14 e 16 (quarta a sexta-feira), o evento do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, reúne diversos órgãos do executivo estadual, do Sistema de Justiça, prefeituras e setor produtivo para levar uma série de serviços gratuitos para a população.
Nesta edição, foi possível obter documentos, receber orientação jurídica, se cadastrar em programas sociais e fazer testes voluntários de maternidade e paternidade, acessar vagas de emprego, tomar vacinas, além de participar de exposições, palestras e programação voltada às crianças.
“Mais uma edição de sucesso do Paraná em Ação. Percorremos os municípios do Paraná levando serviços gratuitos para toda a população, numa união de forças entre o Governo do Estado, prefeituras e outros parceiros que fazem deste programa o carro-chefe da promoção de Cidadania no Paraná”, destacou Santin Roveda, secretário estadual da Justiça e Cidadania.
Na área de documentação, foram confeccionadas 424 Carteiras de Identidade Nacional (antigo RG), por meio do Instituto de Identificação do Paraná; 282 CPFs pela Polícia Penal, por meio de um convênio com os Correios, além de 128 segundas vias de certidões nascimento e casamento, emitidas pelo Cartório Distrital e viabilizadas pela Prefeitura de Francisco Alves.
Além das Carteiras de Identidade, a Polícia Civil atendeu 549 pessoas por meio do projeto PCPR na Comunidade, que oferta à população serviços como boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas devem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
Outros órgãos estaduais que se destacaram nos números foram o Detran, com 549 atendimentos entre emissões de CNH Digital, regularização de pendências e distribuição de material educativo alusivo ao Maio Amarelo, e a Cohapar, que cadastrou 91 famílias no programa Casa Fácil.
Entre os serviços municipais, as áreas com maiores números de atendimento foram Educação e Cultura, com 311; Assistência Social, com 152, e Saúde, com 145 atendimentos em aferição da pressão arterial e glicêmica, testes rápidos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), atualização da carteirinha do SUS, ações para o programa Bolsa Família e aplicação de vacinas.
PARCERIAS – Participaram da ação Copel, Sanepar, Detran, Cohapar, Celepar, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Defensoria Pública (DPE) e a Prefeitura de Francisco Alves. (AEDN).